Musculação

O que é musculação?

Quer praticar uma atividade física, mas ainda não sabe qual é a certa para você? Tenho uma dica: venha conhecer a musculação. Talvez puxar pesos durante uma hora ou mais pareça chato e sem objetivo, mas essa modalidade tem muito a oferecer.

Podemos definir a musculação simplesmente como uma modalidade que realiza treinos utilizando a resistência de pesos, através de exercícios contra uma resistência, que pode ser empregada de diversas formas, seja com carga em halteres, barras e pesos, ou em aparelhos específicos. É exatamente por isso que também é chamada de treino resistido. Seus principais objetivos são ganho de:

  • Força;

  • Massa muscular;

  • Potência.

Existem diversos usos da musculação, incluindo para hipertrofia, emagrecimento e preparação de atletas. Algumas modalidades esportivas também têm na musculação uma importante base, um bom exemplo é o levantamento de peso. Tudo isso quer dizer que podemos tirar diversos benefícios dessa prática, seja como atleta ou praticante casual.

Como funciona a musculação?

O sistema muscular do corpo humano representa cerca de 40% ou 50% de todo o peso corporal. Os músculos são responsáveis por se contrair e relaxar gerando todos os movimentos que nos possibilitam viver normalmente. Para manter e melhorar esses músculos é necessário realizar atividades físicas e existe uma específica direcionada para eles.

É exatamente isso: a musculação. O treino de força característico dessa modalidade ajuda a melhorar a síntese proteica e ajudar no ganho de massa muscular. É claro que nada acontece do dia para a noite. O indivíduo deve treinar periodicamente por um certo tempo para começar a ver os resultados, mas falaremos mais sobre isso depois.

Durante o treino de força os musculos trabalhados sofrem microlesões na sua estrutura. Após o treino o corpo precisa repará-los, esse processo repetido é o que aumenta a resistência muscular e eventualmente leva à hipertrofia. Os resultados na musculação dependem bastante de alguns fatores:

  • Intensidade de estímulos;

  • Variabilidade dos estímulos;

  • Alimentação;

  • Frequência dos treinos.

Se alguém te falar que não conseguiu resultado algum com os treinos de musculação confira se estava praticando com a frequência indicada, se alimentando corretamente e seguindo a evolução dos treinos indicada pelo treinador. Seguindo os treinos dessa maneira os resultados são garantidos.

Benefícios dos treinos de musculação

Geralmente começamos atividades físicas com algum objetivo. Pode ser emagrecer e definir, ganhar massa e ficar mais forte, evitar lesões na prática de esportes ou manter um estilo de vida saudável. Já vou avisando: a musculação é eficiente para todos esses objetivos.

Um de seus principais benefícios é a tonificação muscular. Praticando corretamente a pessoa desenvolve musculaturas mais fortes e com maior potência, portanto mais preparadas para o movimento. Além disso, os praticantes conseguem melhora significativa na flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio.

Por trabalhar com fortalecimento, esses treinos ajudam a melhorar as estruturas estabilizadoras da coluna. Isso quer dizer que praticantes de musculação conseguem prevenir dores na região lombar, inclusive durante a prática de outros esportes. Todos aspectos da saúde tendem a melhorar praticando a modalidade, até o sistema imunológico e o coração passam a funcionar melhor.

A maior pergunta que fica é: musculação emagrece? Respondendo rapidamente, sim, emagrece. Mas para que aconteça o emagrecimento é preciso aliar a prática a uma dieta balanceada. Os benefícios da musculação para a perda de peso vão muito além da queima calórica que acontece durante os treinos. O aumento da massa muscular leva a longo prazo a um maior consumo calórico mesmo em estado de repouso. Para complementar, o exercício físico acelera o metabolismo, proporcionando queima de calorias mesmo após a sessão.

Um benefício final da modalidade é para a autoestima. A prática do treino resistido modela o corpo e melhora a autoestima do praticante. Assim também é possível usar sua prática para evitar problemas psicológicos como depressão e ansiedade. Lembrando que praticar atividades físicas é uma das melhores maneiras de incentivar o corpo a produzir hormônios responsáveis pela satisfação e pelo prazer.  

Quem pode praticar a modalidade?

Nas academias vemos homens e mulheres extremamente saudáveis e com corpos torneados. A ideia que surge é: só atletas e pessoas com corpos já com algum condicionamento praticam a modalidade. Essa noção está completamente errada!

Praticamente todos conseguem benefícios a partir da prática da musculação. Isso inclui sedentários, obesos, idosos e pessoas lesionadas.

Sedentários que planejam começar a prática da musculação precisam seguir algumas orientações especiais. Na musculação, e na maioria das outras atividades físicas, existe um período de adaptação para o corpo. Durante esse tempo seu treinador prepara o corpo para o movimento e o ensina a se mover da maneira correta. Ele também fortalece musculaturas responsáveis pela proteção de regiões como joelhos, ombros e coluna lombar.

O período de adaptação é importantíssimo para garantir que todos possam praticar sem risco de lesões e dores. Alguns podem até reclamar da adaptação, achá-la chata ou monótona, mas sempre siga as orientações do profissional de educação física. Passar por essa fase também ajuda a alcançar melhores resultados mais à frente.

Alguns acessórios fitness também podem ser usados na prática da modalidade, como as luvas de musculação, que ajudam a prevenir a formação de calos nas mãos e proporcionam maior firmeza na pegada das barras e halteres.

Só para entender como a musculação é ótima para todos, alguns profissionais a recomendam como aliada na recuperação de lesões. Até idosos que desejam prevenir males como a osteoporose ganham ao praticá-la. O que importa é ter uma orientação correta e seguir o treinamento conforme recomendado.

Quanto tempo demora para atingir resultados?

Conhece alguém que começou a praticar uma atividade física e largou depois de um mês porque não viu resultados? Muitos praticantes são assim com a musculação. É importante ter em mente que os resultados dependem muito de diversos fatores e que o tempo para consegui-los varia. Os 3 fatores que determinam a obtenção de resultados nessa modalidade são:

  • Treino;

  • Dieta;

  • Descanso.

Descanso? É isso mesmo? Sim! O tempo de recuperação do seu corpo também importa para obter resultados satisfatórios. O próprio treinador é responsável por determinar qual é a frequência correta da atividade durante a semana e como deve ser o período de descanso.

Não existe um tempo definido para a obtenção de resultados, mas estima-se que os ganhos na musculação começam a ficar visíveis a partir de 60 a 90 dias. Claro que antes disso você também perceberá ganhos funcionais e na saúde. A partir da primeira semana de prática o corpo já começa a mudar e o praticante percebe benefícios como:

  • Melhora no sono;

  • Melhora na atenção;

  • Melhorias no sistema cardiorrespiratório.

Tudo vai depender do objetivo que cada praticante está buscando e como ele segue as instruções do treinador. Pense em alguém que treina duas vezes por semana, não consome uma dieta balanceada e dorme pouco. Essa pessoa dificilmente terá os mesmos resultados de alguém que treina com uma frequência maior, dá o descanso apropriado para o corpo e consome a dieta indicada pelo nutricionista.

Dieta e uso de suplementos na musculação

Como vimos, o que comemos influencia muito nos resultados. O ideal é consumir uma dieta equilibrada e com uma ingestão adequada de proteínas. Esse tipo de dieta é essencial especialmente para quem busca a hipertrofia. Para descobrir o que é melhor ou não para seu corpo visite um nutricionista. Ele conseguirá te indicar a dieta correta para alcançar os melhores resultados e da maneira mais segura.

Onde entram os suplementos nisso? Eles te ajudam a complementar a alimentação e a fornecer nutrientes importantes para seu corpo. Um praticante que queira aumentar a massa muscular pode fazer uso de suplementação de proteínas, por exemplo. Existem diversos tipos de suplementos, o ideal é pesquisar com cuidado e escolher o melhor para você.

Atualmente a musculação é uma das atividades mais praticadas em academias por todo o país. Se interessou pela atividade e deseja obter seus benefícios? Busque a academia mais próxima e comece a praticar hoje mesmo. Aproveite para conferir nossos suplementos direcionados especialmente à essa modalidade. Eles te ajudarão a alcançar os resultados dos sonhos com ainda maior eficiência!

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