O que é Natação?
Quem disse que nadar é só diversão? Essa é uma atividade física que exige muito do corpo e ainda traz diversos benefícios para todos os públicos. Conheça mais sobre a natação e por que você deve começar a praticá-la.
Muitas pessoas adoram nadar desde crianças. É uma atividade agradável que acaba sendo relacionada a momentos de lazer com amigos, passeios na praia com a família e churrascos da empresa numa chácara. Na verdade, a natação vai muito além do lazer e pode ser uma atividade física ideal. Natação é definida como a atividade física praticada na água. Ela é conhecida desde a Grécia Antiga e é praticada como esporte competitivo desde o século XIX.
Praticar natação quer dizer receber uma série de benefícios para o corpo. É exatamente por isso que esse esporte é tão popular mesmo depois de décadas sendo praticado. A natação competitiva, na qual vamos focar aqui, é dividida em 4 categorias. Falaremos um pouquinho sobre cada uma delas para te ajudar a escolher qual se encaixa melhor com você.
Crawl (nado livre)
Geralmente, o crawl é o primeiro nado que os praticantes iniciantes de natação aprendem. Isso não quer dizer que ele é fácil ou simples, o crawl é utilizado em provas em águas abertas, triathlon e até maratonas aquáticas. Para realizar o crawl o nadador faz movimentos curtos e alternados com as pernas em conjunto com movimentos circulares dos braços na água.
Os movimentos impulsionam o atleta para a frente e trabalha musculaturas dos ombros, pernas e centro do corpo. Os braços alternam entre movimentos dentro e fora da água. Fora da água os cotovelos flexionam levemente para voltar à água. É nesse momento que o ombro sofre maior impacto (porém o movimento não é lesivo).
Para que o nado seja realmente eficiente e rápido, o nadador precisa aperfeiçoar muito o crawl. Se os movimentos não forem bem sincronizados o atleta gasta mais força para realizar o nado e tem menos velocidade.
Borboleta
O nado borboleta é uma evolução do nado peito que trabalha bastante as musculaturas de braços e peito. Ele consiste em fazer movimentos circulares com os braços estendidos quase fora da água enquanto ondula o corpo para ganhar impulso. Os movimentos de braços e restante do corpo são simultâneos sendo que é exigido do atleta duas pernadas para uma braçada;
Esse nado fica atrás somente do crawl em questão de velocidade, mas é muito mais complexo. Alguns atletas até o consideram um dos nados mais complexos entre os 3 executados na modalidade medley.
Peito
O nado peito é um dos mais complexos, junto do nado borboleta. Ele exige um movimento pouco natural das pernas que pode causar lesões em atletas não preparados. O atleta realiza respiração frontal ao fim de cada ciclo de movimento (combinação de pernada e braçada). Esse também é um nado que pode ser bastante rápido quando existe técnica e força na sua aplicação.
Costas
O costas é praticamente o nado crawl invertido, o praticante fica com as costas submersas enquanto alternada braçadas e pernadas. Esse é o único nado em que o nadador olha para cima e precisa de boa coordenação motora e alinhamento postural para ser realizado. Sua realização pode ser usada como “descanso” após uma série mais intensa de crawl ou no revezamento do medley. Também existem nadadores especialistas no tipo de nado que o realizam de forma competitiva.
Medley
O medley, na verdade, é uma modalidade competitiva dentro da natação. Ele consiste em revezar os 4 tipos de nado numa sequência que passa por borboleta, costas, peito e crawl. A realização do medley exige especialidade em todos os nados e precisa de uma preparação prévia bastante rigorosa.
O nadador que deseja se dedicar a esse tipo de competição precisa treinar todos os tipos de nado em uma sessão de treinamento e também trabalhar sua força muscular e condicionamento físico para a prova.
Benefícios da natação
Muitos descrevem a natação como um dos esportes mais completos que alguém pode praticar e isso é verdade. A modalidade proporciona diversos benefícios que incluem ajudar na perda de peso, melhorar o tônus muscular, melhorar o condicionamento físico e até a postura.
Além disso, o fato dos exercícios serem realizados na água diminui muito o impacto articular. Isso quer dizer que até pessoas lesionadas e idosos conseguem colher seus benefícios sem qualquer risco. É similar ao que acontece na hidroginástica, modalidade em que a resistência oferecida pela água serve no lugar dos “pesos” tradicionais de outras atividades e ainda não impacta as articulações.
Quem tem medo de praticar um esporte com pouco desafio por causa do baixo impacto sobre as articulações não precisa se preocupar. A água fornece resistência adicional aos movimentos e, na verdade, deixa tudo muito mais difícil de realizar. Dar algumas voltas de nado crawl na piscina pode ser muito mais desafiador que uma corrida, por exemplo.
Acessórios para natação
Quer começar a praticar uma das modalidades mais completas que existe? É preciso investir em algumas roupas e acessórios primeiro. O nadador deve usar vestimenta adequada que pode ser um maiô ou sunga específicos para piscina. Escolha algo com um tecido durável e fique longe das roupas para praia, o cloro da piscina desgasta essas roupas mais rápido.
Além disso, o atleta também precisa de um par de óculos de natação. Tal equipamento é vital para proteger os olhos de inflamações causadas pelos produtos de limpeza da piscina ou até pela sujeira presente na água. Os acessórios podem ser complementados com protetor nasal e protetor de ouvido.
A maioria das piscinas e escolas de natação exige o uso de uma touca de natação. Existem diversos tipos para escolher, como as de silicone e as de helanca. A escolha do material varia de acordo com a preferência pessoal do atleta. O ideal é buscar produtos mais resistentes e duráveis para não precisar comprar uma nova touca depois de alguns meses de uso.
Como começar a praticar
Quem se interessou pela natação e quer começar a praticar só precisa encontrar uma piscina próxima ou escola de natação. A escola é uma boa opção para quem deseja começar do zero ou busca nadar de maneira competitiva. Só um treinador consegue direcionar os treinos e determinar o que o atleta precisa. Ele também consegue direcionar o atleta para a melhor alimentação no período antes da competição e equipamentos que ajudem a trazer um bom rendimento. Não perca tempo, comece a nadar ainda essa semana para ver como sua vida vai melhorar!