Ganhar Massa Muscular
O Ganho de Massa Muscular baseia-se em três pilares principais, a prática de atividades físicas (especialmente o treino com peso), o descanso e a alimentação. O processo de hipertrofia muscular não ocorre durante a atividade física, mas sim quando ela termina.
Quando o treinamento é intenso, as fibras musculares sofrem micro lesões e as mesmas precisam ser reparadas para que fiquem mais fortes e maiores, suportando assim novas sessões de treino.
Muitas vezes a alimentação não dá conta de repor toda a proteína e substratos necessários para que ocorra o máximo de reparação muscular e os suplementos tornam-se importantes para contribuir e melhorar o rendimento e os resultados.
Suplementos para Ganhar Massa Muscular
Os principais suplementos para ganho de massa muscular são formados por aminoácidos e proteínas. Estas substâncias são os blocos construtores do organismo e possuem importante função no reparo das fibras musculares lesionadas nos treinamentos.
Uma oferta adequada de aminoácidos e proteínas irá proporcionar uma maior síntese proteica, estimulando junto aos exercícios, a tão desejada e almejada hipertrofia muscular.
Com o crescimento do mercado de suplementação alimentar, existem hoje diversas opções de produtos à base de aminoácidos e proteínas, que estão diretamente envolvidos com a reparação muscular. Dentre os suplementos de aminoácidos o BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada) e a Glutamina são os mais difundidos e utilizados.
Dentre as proteínas, as mais procuradas e consumidas são a Whey Protein (proteína do soro do leite) e a Albumina (clara do ovo em pó).
Treinos intensos fazem com que o organismo consuma os estoques de glicogênio muscular e nestes casos, é sempre importante associar a ingestão de proteínas com carboidratos. Lembre-se que os aminoácidos e proteínas são substratos restauradores e reparadores, para produzir energia e repor os estoques de glicogênio o ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos.
Importância do Descanso na Hipertrofia
Além do treinamento e da alimentação, um correto período de descanso é fundamental para obter o máximo de resultados na hipertrofia muscular. Por incrível que pareça, o crescimento muscular não ocorre no momento do treino, mas sim no período de descanso e recuperação.
Dormir cerca de 8 horas ao dia é essencial para potencializar os ganhos de massa muscular. Isto ocorre, pois no período de sono há uma maior liberação do hormônio do crescimento (GH), importante para síntese proteica muscular e reparação dos tecidos lesionados durante as sessões de treino.
Em contrapartida, situações de estresse como jejum prolongado e privação do sono fazem com que ocorra uma alta secreção de cortisol, um hormônio catabólico que prejudica a reparação muscular.