Artes marciais são práticas milenares que surgiram em todos os cantos do mundo. Ao praticar essas modalidades o individuo se submete a um treino intenso do corpo e da mente para aprender a se defender e também para melhorar o condicionamento físico.
Boa parte das pessoas que não são familiarizadas com o universo das artes marciais tem dificuldades para compreendê-las. Assista a uma luta de boxe ou luta no UFC na televisão. Talvez você comece a se perguntar: por que eu praticaria artes marciais se tudo é pancadaria, como nas lutas de rua?
Na verdade, artes marciais não tem nada a ver com lutas de rua. Cada um dos estilos foi desenvolvido por séculos através de tradições culturais específicas de seus países de origem. Eles evoluíram para encontrar a perfeição na forma e na movimentação, sendo focados mais nas técnicas do que em “meter porrada”. Por isso, aprender artes marciais e lutar uma delas é uma experiência extremamente fascinante.
Tem algum interesse nessas artes e gostaria de começar a praticar? Continue lendo, explicaremos alguns dos benefícios da prática de artes marciais e o que você precisa para começar a treinar as principais delas.
Apesar da ideia que somente pessoas com um bom condicionamento físico podem praticar, artes marciais são para todos! Crianças têm muito a adquirir ao praticar artes como judô, karatê e taekwondo, por exemplo. Todas as artes marciais ajudam a criar caráter, disciplina e força de vontade nos seus alunos. Mulheres, homens, idosos e adolescentes também conseguem variados benefícios com sua prática.
O fato de qualquer um poder praticar não significa que os esportes de combate são fáceis. Pelo contrário, praticar uma luta exige muito do corpo e da mente. Os treinos são intensos e trabalham o corpo de maneira global. Os praticantes de cada estilo conseguem melhorar:
Condicionamento cardiorrespiratório;
Força muscular;
Flexibilidade;
Mobilidade;
Resistência física.
O ser humano possui uma necessidade de proteção desde os primórdios. Talvez seja por esse motivo que cada região do mundo desenvolveu sua própria arte marcial específica. As modalidades mais famosas vem da China, Japão e outras partes do oriente. Porém, também existem artes brasileiras, americanas e diversos outros países. Aqui você pode conferir algumas delas que são mais comuns no Brasil.
Mixed Martial Arts é uma modalidade moderna que surgiu como uma mistura de todas as modalidades mais praticadas. MMA é um estilo de luta que mistura práticas de chão como jiu jitsu, shuai jiao e wrestling, com práticas em pé como boxe, muay thai e sanda. Nela os lutadores usam uma luva que cobre somente o dorso da mão e os nós dos dedos, deixando os dedos expostos. O tempo de luta varia, no UFC, um dos campeonatos mais populares, são 3 rounds de 5 minutos cada.
O jiu jitsu nasceu no Japão, mas foi no Brasil que ele ganhou fama e realmente se desenvolveu. O Brazilian Jiu Jitsu só surgiu realmente quando a família Gracie começou a praticá-lo no país. Hoje em dia a arte é famosa mundo afora com diversos campeonatos amadores e profissionais. Essa é uma luta de solo que usa quedas e principalmente torções e enforcamentos para finalizar o oponente. Os rounds variam de acordo com a faixa do competidor e faixa etária. Para competir o atleta só precisa de kimono completo em bom estado de conservação.
A arte marcial tailandesa começou a ficar conhecida principalmente pelos seus chutes potentes e pelo uso de cotoveladas e joelhadas. Quem assiste a uma luta pela primeira vez fica impressionado com a força e impacto de cada golpe que os lutadores dão com precisão. A modalidade utiliza todos os socos presentes no boxe combinados com uma grande variedade de chutes. O Muay Thai ajuda praticantes a alcançarem um corpo mais definido, por isso se tornou febre entre as mulheres. Ele também ajuda a queimar gordura corporal rapidamente e melhorar o condicionamento físico.
Essa modalidade se desenvolveu na China como um aperfeiçoamento do kung-fu especificamente para combate. O sanda é uma luta extremamente eficiente, especialmente para quem deseja seguir para o MMA mais tarde. Ele incorpora socos, chutes e quedas em rounds de 2 minutos. Pode parecer pouco, mas a intensidade da luta deixa qualquer um quase morto depois de alguns segundos. A modalidade utiliza equipamentos bastante similares aos do muay thai, incluindo luvas e caneleira.
Quem não se apaixonou por boxe quando novo ao assistir os desafios enfrentados por Silvester Stallone em cada filme do Rocky? O boxe é uma luta que utiliza somente socos para conseguir pontos e, se possível, nocautear o oponente. Apesar de não ter uma gama tão variada de golpes, é um esporte eficiente, capaz de machucar a pessoa mais resistente. O número de rounds varia de acordo com o campeonato, mas geralmente fica entre 8 e 12 rounds, a não ser que aconteça um nocaute. Por isso, o boxe é uma das lutas que mais garante resistência física, já que o lutador pode precisar aguentar 12 rounds de 3 minutos (que é a duração oficial de um round).
Praticar artes marciais é mais que fazer um esporte para ficar saudável, é paixão e estilo de vida. Te garanto: quando você começar não vai querer parar. Para ficar seguro e aproveitar ao máximo é preciso garantir que você esteja com os equipamentos certos, por isso fizemos uma listinha de tudo que você vai precisar para começar cada modalidade citada acima:
Boxe: bandagens, luvas de boxe e protetor bucal;
Muay thai e sanda: bandagens, luvas, protetor bucal e caneleira;
Brazilian Jiu Jitsu: kimono e faixa;
MMA: luva de MMA, bandagens e protetor bucal.
É importante que todos fiquem sabendo que praticar artes marciais não é mais perigoso que jogar futebol, por exemplo. Elas são esportes e, assim como todos os outros, possuem seus riscos. Você consegue minimizá-los bastante usando os equipamentos mais adequados e seguindo as instruções de um treinador qualificado. Assim é possível aproveitar ao máximo cada uma das modalidades.