Boxe é uma arte marcial praticada desde a época da Grécia e Roma antiga, onde retalhos de couro eram usados nas mãos e as lutas eram realizadas até que um dos oponentes caísse inanimado ou admitisse a derrota. No século VXII os ingleses começaram a apostar dinheiro em lutas de boxe e isso fez surgir regras no esporte, como a inclusão de um ringue, proteções, divisões de pesos e intervalos (assaltos).
No século XX o boxe tornou-se popular com sua inclusão nos jogos olímpicos de Saint Louis em 1904. Desde então, o esporte tornou-se popular em todos os países, produzindo lendas como Rocky Marciano, Muhammad Ali, Sugar Ray, George Foreman, Lennox Lewis, Mike Tyson, entre tantos outros. No Brasil o boxe ganhou notoriedade na década de 60 e 70 com Eder Jofre e posteriormente com lutadores como “Maguila” e Acelino “Popó” Freitas.
Muay Thai ou Boxe Tailandês é uma arte marcial que teve origem a mais de 1000 anos na Tailândia. A arte marcial teve muita popularidade no seu país, através da influência do Rei Prachao Sua (Tigre), um notório praticante de Muay Thai. A arte marcial tronou-se obrigatória no exército tailandês e passou a fazer parte também no ensino das escolas.
No Brasil o Muay Thai desembarcou em 1979, sendo inaugurada a primeira associação de Muay Thai em 1980. O primeiro campeonato foi realizado no ano seguinte entre os estados do Paraná e Rio de Janeiro. O Muay Thai é conhecido por ser um esporte de contato traumático que usa habilidades de combate como joelhadas, punhos, socos e cotoveladas.