Saúde & Bem Estar

Como Cuidar da Saúde e Bem Estar?

O número de obesos e sedentários cresce a cada ano, sabemos que a rotina de trabalho, o estresse, a falta de tempo e a facilidade em consumir alimentos industrializados facilita o aumento desses índices.

Em contramão a essa situação, uma geração mais fitness procura alimentos saudáveis, exercícios físicos e dá mais atenção à saúde e bem-estar físico e mental. Suas atitudes são simples e podem ser praticadas todos os dias por qualquer pessoa disposta a mudar seu estilo de vida.

Alimentação Saudável

A Alimentação saudável é um dos fatores mais importantes para ter uma boa saúde. Os alimentos que ingerimos são o combustível para o nosso corpo. É por esse motivo que devemos fazer uma dieta balanceada de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Dê preferência a alimentos orgânicos e naturais, evitando alimentos embutidos, congelados e fast food ricos em sódio, açúcares e gorduras trans. Uma alimentação balanceada evita o risco de doenças cardiovasculares, infarto, obesidade, derrames, hipertensão, entre outras.

O consumo de peixes, que ainda não é um hábito comum no Brasil, deve ser feito de duas a três vezes na semana. Esse alimento possui Ômega 3 e evita a ocorrência de até 29% dos casos de ataques cardíacos, AVC e infartos, além de reduzir os níveis de triglicérides no sangue. O consumo de cápsulas de Ômega 3 é uma forma saudável de ingerir estes ácidos graxos, essenciais para os humanos e encontrados em peixes de águas profundas.

Já o consumo de água deve ser um fator de atenção no dia a dia das pessoas que querem ter uma melhor qualidade de vida. É recomendável o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia, pois além de hidratar o corpo ela ajuda a diminuir o apetite, melhorar a digestão, além de funcionar como um desintoxicante natural.

Para os que se arriscam dentro da cozinha, recomendamos sempre optar por alimentos frescos e orgânicos, evitando industrializados. Em nosso blog você encontra várias receitas fitness de alimentos e preparações com valores reduzidos de açúcar, carboidrato e gorduras totais. As receitas são simples de fazer e não precisam de um chefe de cozinha profissional, além disso, com a prática você será capaz de fazer pratos incríveis e saborosos em menos tempo.

Leve sempre na mochila alguns alimentos que podem ser consumidos entre as refeições, eles podem ser barras de proteína, frutas ou oleaginosas. Lembre-se de fazer uma alimentação balanceada e não passe fome. Uma boa dica é separar um dia para fazer a refeição da semana e congelar os alimentos em potes separados. Quando bater aquela fominha é só descongelar e comer!

Suplementos e Qualidade de Vida

Nosso corpo precisa de nutrientes cada vez mais escassos na alimentação cotidiana e muitas vezes acabamos optando por suplementos para suprir as necessidades do organismo. Essa atitude é benéfica à saúde, já que comumente não consumimos todos os nutrientes necessários através de alimentos que sejam ricos em proteína ou que auxiliem no crescimento e fortalecimento do tecido muscular, das unhas, da pele e dos cabelos. Com a suplementação você conseguirá suprir as doses necessárias dos nutrientes que seu corpo precisa, sem abrir mão da saúde.

Muitos suplementos possuem destaque por promover mais energia e disposição, recuperando a musculatura ou melhorando o sistema imunológico. O uso de multivitamínicos em forma de suplemento é comum a bastante tempo e com a alimentação cada vez mais desequilibrada o crescimento no consumo destes compostos aumenta cada vez mais, seja isoladamente ou em formulações mais complexas.

Outro suplemento de destaque é o colágeno, uma proteína que melhora a elasticidade da pele e mantém as células firmes e unidas. Você deve iniciar o consumo de alimentos ricos em colágeno a partir dos 30 anos de idade, momento em que ocorre uma perda natural dessa proteína no organismo. Com o passar da idade é normal você notar algumas mudanças no corpo, como:

  • Surgimento de estrias;

  • Aparecimento de rugas;

  • Fios de cabelo mais finos e ralos;

  • Aumento de flacidez.

Dormir Bem

Um estudo feito pela American Academy of Sleep analisou mais de dois mil participantes e verificou que 49% das pessoas que consideravam não ter uma boa saúde também não tinham boas noites de sono. O recomendável é que você durma por sete horas e meia em um ambiente sem barulho e sem luz, também é importante desconectar-se de aparelhos eletrônicos meia hora antes de dormir.

Praticar Exercícios

A maior reclamação das pessoas é não ter tempo para fazer uma atividade física. Uma simples caminhada de 30 minutos faz sua pressão arterial diminuir, mantendo-se dessa forma por até 24 horas. Além disso, ao fazer exercícios você queima gorduras e melhora a sua respiração.

A prática de atividade física faz com que seu organismo produza substâncias responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento de novos neurônios, deixando sua rotina mais ativa e saudável.

Para levar uma vida mais fitness, você pode optar por exercícios físicos em casa, na academia ou em um box de crossfit, o importante é que você movimente seu corpo para evitar a obesidade e sedentarismo.

Movimentar-se Durante o Trabalho

Pessoas que trabalham sentadas tendem a não fazer pausas para se movimentar. Essa atitude é extremamente prejudicial a saúde, uma vez que estar sentado reduz os movimentos e pode provocar dores musculares e nas articulações, além de colaborar com o desenvolvimento de problemas crônicos de coluna.

Muitas empresas apostam na ginástica laboral como forma de melhorar a saúde de seus funcionários, mas se a sua empresa não oferece essa opção, você poderá tomar algumas atitudes por conta própria e começar a se movimentar mais. Faça alongamentos antes e durante o trabalho, esticando braços, punhos e alongando o pescoço. Lembre-se de levantar para buscar água sempre que possível. Pequenas atitudes vão melhorar seu humor e sua saúde geral.

 

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