Ganho de Força

Suplementos para Ganhar Força

Os suplementos possuem papel importante na melhora do ganho de força durante a atividade física e muitos atletas e esportistas utilizam destes recursos ergogênicos para aumentar a performance e o rendimento. Os suplementos de creatina, os pré-treinos e os vasodilatadores são os mais consumidos por pessoas que buscam aumentar o ganho de força.

Creatina

A creatina é uma substância composta por três aminoácidos, arginina, glicina e metionina. Sintetizada naturalmente no organismo humano, a creatina é encontrada também em carnes vermelhas, peixes e em forma de suplementos. Sua ação no organismo está relacionada com o metabolismo energético, pois atua em todo processo de produção de energia, aumentando consideravelmente o ganho de força.

Em conjunto com o ATP e o glicogênio, a creatina armazenada na musculatura esquelética compõem as reservas de energia do organismo, que são fundamentais para a contração muscular. Ao suplementar com creatina há um aumento das reservas da mesma no organismo, acelerando a taxa de ressintese de ATP (molécula de energia), melhorando consideravelmente o desempenho durante os exercícios físicos.

Pré-Treino

Os suplementos pré-treinos geralmente são formulados com substâncias que estimulam o sistema nervoso central, liberando uma maior quantidade de neurotransmissores, responsáveis por promover foco, concentração e diminuição da fadiga. Muitos destes produtos possuem uma mistura de substâncias, como cafeína, taurina, creatina e também alguns aminoácidos específicos, como a arginina e a alanina, tudo para garantir o máximo de força e desempenho esportivo.

Estes produtos recebem o nome de “pré-treino”, justamente por serem consumidos antes das sessões de treinamento físico. Por terem uma ação mais imediata, logo na primeira dose já se sente os efeitos do produto.

Vasodilatador

Os suplementos vasodilatadores são usados também como pré-treino, porém, muitos destes produtos são livres de sustâncias estimulantes e possuem uma composição mais focada na melhora do fluxo sanguíneo para a musculatura, permitindo um ganho de força sem os efeitos indesejados dos estimulantes.

A arginina, a ornitina, a alanina e a citrulina são aminoácidos muito usados na formulação dos suplementos vasodilatadores, já que estas substâncias possuem efeito direto no treinamento, melhorando o aporte de oxigênio muscular durante os exercícios e reduzindo a fadiga. Além disso, eles aceleram a recuperação muscular após treinos intensos, já que aumentam a produção de óxido nítrico no organismo, removendo resíduos indesejados como a amônia e o ácido lático.

Como Ganhar Força?

Quando falamos de atividades físicas e esportes de rendimento, quanto mais força você tiver, maior será seu potencial de explosão durante os exercícios, especialmente em atividades esportivas de curta duração, como a musculação, a natação (50, 100 e 200m), corrida (100 e 200m), entre outras. A força está diretamente ligada a uma maior capacidade para executar movimentos e repetições com maior carga e volume de treino, melhorando o desempenho e o ganho de massa muscular.

A força não depende somente da quantidade de massa muscular, mas também da atividade do sistema nervoso. As primeiras semanas de treinamento físico consistem em adaptações neuromusculares ao exercício, onde raramente são visíveis resultados satisfatórios em ganho de força. Após esse período adaptativo, a hipertrofia muscular passa a predominar como mecanismo responsável pelo aumento da força. Por este motivo, muitos profissionais da área afirmam que o tempo previsto para começar a perceber algumas mudanças é em torno de três meses.

Além de uma alimentação equilibrada, com um consumo adequado de proteínas, boas noites de sono e um treinamento específico, o ganho de força pode ser potencializado com o consumo de suplementos alimentares.

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