Zinco 60 Cápsulas - Nutrivale
O que é Zinco Nutrivale?
Zinco é um suplemento mineral em cápsulas desenvolvido pela marca Nutrivale e formulado com bisglicinato de zinco, ou seja, o mineral vem ligado a duas moléculas do aminoácido glicina, o que favorece sua absorção pelo nosso organismo.
Cada frasco do Zinco Nutrivale vem com 60 cápsulas sendo a dosagem diária de apenas 1 cápsula, totalizando 2 meses de consumo do produto. Cada cápsulas do suplemento fornece 21 miligramas do mineral, representando um total de 300% da recomendação diária de consumo. Isso colabora para reestabelecer rapidamente os níveis de zinco no organismo, melhorando sua saúde e qualidade de vida.
Cada vez mais as pesquisas têm demonstrado a importância do zinco para saúde humana. O mineral está envolvido em muitas funções bioquímicas, já que é componente de diversas enzimas, incluindo enzimas do sistema nervoso central.
O zinco tem participação na divisão celular, na expressão genética, em processos fisiológicos como o crescimento e o desenvolvimento do corpo, agindo ainda como estabilizador de estruturas de membranas e componentes celulares.
Ademais, o mineral participa ativamente da função imunológica e do desenvolvimento cognitivo. Níveis baixos do mineral podem acarretar em deficiências fisiológicas como hipogonodismo, danos oxidativos, alterações no sistema imunológico, danos neuropsicológicos e também dermatites.
Recentemente as recomendações de consumo do mineral foram alteradas, passando para 8 miligramas ao dia para mulher e 11 miligramas para homens. Alguns alimentos são ótimas fontes de zinco, como carnes, frangos, ovos, mariscos e ostras, além de algumas nozes e leguminosas.
No entanto, consumir alimentos que contenham zinco não é uma certeza de adequar as doses do mesmo, já que alguns fatores podem afetar a biodisponibilidade do mineral na dieta. Exemplo disso são os fitatos (ácido fítico), um composto chamado de “antinutriente” que está presente em alguns vegetais e pode dificultar, ou até mesmo impedir a absorção de zinco pelo nosso sistema digestivo.
Por esse motivo, cresceu a busca e o consumo de suplemento de zinco como uma alternativa para complementar a dieta e adequar das doses do mineral.
Para que serve o Zinco
O zinco é um mineral essencial a saúde humana que serve como importante cofator na produção de mais de 300 enzimas em nosso organismo. Diversas enzimas e proteínas que contém zinco participam do metabolismo de carboidratos, gorduras, proteínas e ácidos nucléicos.
O mineral está envolvido ainda na estabilização de membranas estruturais e na proteção celular, ajudando a prevenir a peroxidação lipídica, processo pelo qual os radicais livres se ligam as gorduras presentes nas membranas celulares. Isso é prejudicial ao organismo, já que pode promover a formação de produtos tóxicos, como o malonaldeído.
Possuir níveis adequados de zinco é essencial também para síntese de RNA e DNA, além de influenciar diretamente no processo de divisão celular. Sugere-se que defeitos na síntese ou prejuízos na função do RNA mensageiro podem ser induzidas pela deficiência do mineral.
Já no sistema imunológico o zinco participa como um modulador da resposta imune, controlando vários reguladores e transportadores das células de defesa. Quando esse mecanismo sofre alguma perturbação e a disponibilidade do mineral é reduzida podem ocorrer alterações na sobrevivência, proliferação e diferenciação de células de diferentes sistemas e órgãos, em especial do nosso sistema imunológico.
Sendo assim, percebemos que o consumo diário de zinco é importantíssimo para manter quantidades circulantes capazes de suportar todas as funções para as quais esse mineral é necessário.
Deficiência de Zinco, o que pode causar?
Uma das primeiras manifestações identificadas da falta de zinco no organismo é uma desordem congênita que surge na infância a qual é chamada de acrodermatite enteropática (AE). Trata-se de uma doença rara que afeta a absorção intestinal do mineral, levando à deficiência do nutriente no organismo. Ela caracteriza-se por alopecia, lesões de pele, diarreia e imunodeficiência celular.
Caso a deficiência de zinco seja prolongada podem ocorrer sintomas como:
- Anorexia, ocasionada pelo aumento dos níveis de norepinefrina e por alterações do hipotálamo;
- Retardo no crescimento e também no desenvolvimento do feto;
- Intolerância a glicose pela diminuição da produção do hormônio insulina;
- Impotência sexual e atrofia testicular;
- Prejuízos na utilização da vitamina A;
- Atrasos tanta na maturação sexual como na esquelética;
- Disfunções imunológicas, podendo ocorrer maior número de infecções e também cicatrizações mais lentas;
- Desordens de comportamento, afetado o aprendizado e a memória;
- Perda do paladar.
Benefícios do Suplemento de Zinco
O zinco é um dos minerais mais estudados e muito se deve ao seu papel na regulação de todo o organismo, sendo um elemento traço requerido em pequenas quantidades, porém, essencial nos processos biológicos do corpo.
Confira abaixo 5 motivos para comprar suplemento de zinco:
💆 Combate o envelhecimento precoce – O mineral age como um poderoso antioxidante capaz de neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Estas substâncias são responsáveis por prejudicar diversos tecidos do corpo, além de provocar uma série de doenças. Ademais, são responsáveis pela aceleração do envelhecimento precoce das células, danificando-as e produzindo compostos indesejáveis e tóxicos.
🦠 Aliado do sistema imunológico – o consumo de zinco está associado a uma melhora da imunidade do organismo. Alguns estudos já comprovaram que um consumo adequado do mineral pode reduzir os quadros de infecções por vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. O mineral está envolvido na produção das células de defesa e sua falta pode causar um quadro de linfocitopenia, que se caracteriza por uma queda considerável da quantidade de células de defesa na corrente sanguínea.
🔪 Melhora da cicatrização – isso mesmo, o mineral ajuda também no processo de reparação de tecidos cortados, melhorando a cicatrização. Se você prestar atenção, verá que o mineral está sempre presente em pomadas cicatrizantes. Esse efeito é beneficiado, pois o zinco participa da fabricação da colagenase, uma enzima responsável por produzir o colágeno, uma importante proteína presente na pele.
❤️ Ação no sistema cardiovascular – o zinco ajuda a regular algumas substâncias envolvidas no controle da pressão arterial, além de ser essencial para a reparação de danos que podem ser causadas nos vasos pela oxidação do colesterol LDL. Outro ponto importante está sobre a ação do zinco no sabor dos alimentos, isso porque o mineral é componente da gustina, uma proteína envolvida no paladar. Sendo assim, pode ocorrer um excesso de consumo de sal, prejudicando o quadro de hipertensão.
😁 Ajuda a afastar a depressão – você sabia que existem no sistema nervoso central neurônios que apresentam vesículas sinápticas com elevadas concentrações de zinco? Isso mesmo, estes neurônios, também conhecidos por neurônios glutaminérgicos necessitam do mineral para um correto funcionamento. Além disso, o zinco está envolvido com o desenvolvimento cognitivo, sendo essencial na neurogênese (formação de tecidos nervosos). O consumo do nutriente parece melhorar os sintomas depressivos em pessoas saudáveis (aquelas que não têm transtorno de humor diagnosticado).
Como tomar Suplemento de Zinco Nutrivale
Sugere-se a ingestão de 1 cápsula ao dia, ingerida preferencialmente com líquidos.
Este produto não é um medicamento. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem.
Produto recomendado para maiores de 19 anos. Mantenha fora do alcance das crianças.
Conservar o produto ao abrigo da luz, calor e umidade. Após aberto consumir em até 60 dias.
Produto dispensado de registro conforme RDC 240/2018.
Informação Nutricional
Zinco – Nutrivale | ||
Porção de 0,5g (1 cápsula) | Quantidade por Porção | % VD (*) |
Valor energético | 0 Kcal = 0 Kj | 0 % |
Zinco | 21 mg | 300 % |
Não contém quantidades significativas de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. (*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000Kcal ou 8400Kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos. Ingredientes Zinco NutrivaleBisglicinato de zinco e excipiente q.s.p. 500mg. Cápsula: gelatina e água deionizada. NÃO CONTÉM GLÚTEN. |
Código | 1705 |
Código de barras | 7897070206356 |
Modelo | 60 Cápsulas |
Categoria | Zinco |
Marca | Nutrivale |
Itens Inclusos | 01 Pote de Zinco |