Vitamina K2 + Vitamina D3 30 Cápsulas - Clinic Mais
Vitamina K2 e D3: tudo que você precisa saber
Apresentaremos para você todas as informações pertinentes ao suplemento vitamínico que juntou as Vitaminas K2 e D3, mas antes, vamos introduzir nosso assunto esclarecendo o que são as vitaminas e qual a sua importância no nosso organismo.
Você já se perguntou por que está tão em alta consumir suplementos vitamínicos elaborados unindo mais de uma vitamina na sua composição? Nós vamos te ajudar a entender e, depois disso, você vai achar interessante e muito prático.
Em síntese, as vitaminas são substâncias de origem orgânica que o corpo precisa para seu correto funcionamento. Muitas interagem entre si de forma positiva. Isso, de certa forma, explica a crescente comercialização de compostos com mais de uma vitamina na formulação.
Elas são importantíssimas para manter sua saúde em dia, além de serem responsáveis por diversas funções metabólicas específicas e, consequentemente, pelo o correto funcionamento de órgãos e tecidos.
Como o corpo não consegue produzir as vitaminas sozinho - com exceção da vitamina D -, é essencial obtê-las através dos alimentos ou suplementos.
A Vitamina K2 e a Vitamina D3 fazem parte do grupo chamado de vitaminas lipossolúveis, ou seja, são vitaminas solúveis em gordura, assim como as vitaminas A e E.
A ação destas duas vitaminas é muito importante para o organismo. Ela beneficia o corpo sob diversos aspectos, como na manutenção e integridade óssea, na saúde cardíaca e na promoção da longevidade e melhor qualidade de vida.
O que é Vitamina K2?
A Vitamina K2 é um dos subtipos da vitamina lipossolúvel K. A substância é produzida por bactérias que colonizam o cólon saudável, encontradas também na soja fermentada, no fígado, na gema do ovo, no leite, na fermentação de queijos, no iogurte e nos óleos de peixes.
Existem três tipos de vitamina K, a Fitomenadiona (K1), que pode ser encontrada em vegetais de cor escura, a Menaquinona (K2), produzida por bactérias presentes flora intestinal ou alimentos fermentados e a Menadiona sintética (K3), presente na maioria dos suplementos.
Apesar das três trazerem benefícios para a nossa saúde, a que tem tido destaque nos últimos anos é a Menaquinona Vitamina K2 e você sabe qual o motivo?
Alguns estudos científicos têm mostrado que a K2 é essencial para o nosso corpo.
Um estudo realizado por Rotterdam no ano de 2004, foi pioneiro na demonstração dos efeitos da vitamina K2 e sua relação com a capacidade de promover longevidade.
Segundo o autor, os indivíduos que ingeriram altas doses de vitamina K2 apresentaram 50% menos chances de morte por doença coronariana e menor nível de calcificação das artérias, quando comparadas aos indivíduos que ingeriram pouca vitamina K2.
Por que suplementar Vitamina K2?
A quantidade de Vitamina K2 produzida pelas bactérias saudáveis do nosso intestino pode não ser suficiente. A deficiência pode ser silenciosa e ocorrer com o passar dos anos, causando a deficiência da vitamina no organismo.
A deficiência de Vitamina K2 pode prejudicar nossos ossos e o coração. Muitas vezes é necessário repor essa vitamina através de suplementos alimentares.
Vitamina K2 e seus benefícios
Seus benefícios e funções mais importantes estão resumidas na lista a seguir:
- essencial para formação e reparo ósseo;
- suporte para saúde circulatória;
- pode ser benéfica no tratamento ou prevenção de alguns tipos de câncer;
- promove a mineralização óssea;
- pode melhorar os quadros de pressão arterial alta;
- ajuda a desenvolver ossos fortes.
O que é Vitamina D3?
A Vitamina D3, também conhecida por colecalciferol, é um nutriente extremamente importante para o bom funcionamento do organismo.
Você sabia que é a Vitamina D3 que garante que os ossos e dentes permaneçam fortes? Sim, e ela é muito importante também para saúde cardíaca e para o sistema imunológico.
Outra importante ação da Vitamina D3 está na sua capacidade de promover uma melhor absorção do cálcio no sangue, permitindo assim, que seja levado para todas as partes do corpo.
Vitamina D2 e Vitamina D3, você sabe a diferença?
Tanto o ergocalciferol (D2) como colecalciferol (D3) são formas inativas da vitamina D. Antes de poder exercer suas funções, ambas as substâncias devem ser metabolizadas pelo fígado e pelos rins para dar lugar à forma ativa desta vitamina: o calcitriol.
O que diferencia a vitamina D3 da D2 está na origem delas!
A vitamina D2 ou ergocalciferol é encontrada em alguns alimentos de origem vegetal como certos fungos capazes de produzi-la através da exposição à radiação ultravioleta do sol.
O colecalciferol (Vitamina D3) é abundante em inúmeros produtos de origem animal, podendo citar: peixes, ovos e laticínios. A vitamina também é sintetizada pela pele, através da exposição à radiação solar UVB.
Vitamina D2 ou D3, qual devo consumir?
Inúmeros estudos demonstraram que a vitamina D3 converte o calcitriol de forma mais eficiente em comparação com a vitamina D2. Por esta razão, o colecalciferol é a forma preferida de vitamina D para a maioria dos especialistas.
Sem dúvidas, o benefício mais conhecido da vitamina D3 é a sua função no desenvolvimento e manutenção dos ossos.
Essa vitamina é capaz de estimular uma maior densidade óssea, colaborando para o crescimento saudável das crianças e também evitando a osteoporose em adultos e idosos.
A boa notícia? A Vitamina D3 é "grátis", isso porque você pode conseguir a quantidade de vitamina que seu corpo precisa através da exposição solar.
Para as pessoas que não conseguem suprir as necessidades diárias os alimentos e suplementos são uma excelente alternativa.
A absorção de vitamina d3 (seja através de suplementos, alimentos ou do sol), ficará disponível na corrente sanguínea. Já no sangue ela será metabolizada pelo fígado e pelos rins em sua forma ativa (calcitriol), e estará pronta para ser usada pelo organismo quando for necessária.
Benefícios da Vitamina D3
A vitamina D3 auxilia na regulação da quantidade de fósforo e cálcio no organismo. Ela age, portanto, aumentando a absorção deles e tendo papel importante na saúde dos ossos e na força muscular.
A vitamina é ainda mais essencial para as mulheres. Após a menopausa há uma redução nos níveis de estrogênio que podem diminuir ação da vitamina D, bem como a absorção de cálcio pelos ossos.
Suas funções mais importantes estão resumidas na lista a seguir:
- maior absorção de cálcio a nível intestinal;
- controle dos níveis de fósforo e cálcio no rim;
- desenvolvimento ósseo;
- fortalecimento dos dentes;
- substituição de tecido ósseo danificado;
- participação na contração muscular;
- redução da pressão arterial;
- controle das inflamações;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- proteção do tecido nervoso contra o envelhecimento;
- regulação do humor;
- regulação da produção de hormônios (estrogênio e testosterona);
- controle do apetite.
Vitamina D3 e o sistema imunológico
Pessoas com níveis normalizados de Vitamina D possuem mais resistência orgânica a doenças virais e bacterianas, mais força muscular e resistência física. Além disso, têm uma recuperação mais rápida quando adoecem.
A vitamina D faz com que os glóbulos brancos do sangue fabriquem um tipo de proteína que combate as infecções. Ela também possui papel essencial no condicionamento do músculo cardíaco e no bombeamento sanguíneo.
Poucas substâncias completam tão bem nosso organismo quanto a vitamina D. Ela é utilizada para o tratamento e prevenção dos estados de sua deficiência, inclusive, os associados com má absorção, hipocalcemia, hipoparatireoidismo e distúrbios metabólicos.
Por que devo usar Vitamina K2 + Vitamina D3?
Atualmente, a vitamina D3 é considerada um hormônio, visto que, estudos recentes mostram que a vitamina possui funções regulatórias vitais. Ela é responsável por regular mais de 1000 genes e participar ativamente do funcionamento de órgãos e sistemas.
A vitamina D3 possui um papel fundamental no metabolismo do cálcio em nosso corpo. Ela é responsável por aumentar a absorção intestinal deste mineral para o sangue, ajudando assim, na fixação dele nos ossos.
Não é à toa que a deficiência de vitamina D causa o raquitismo, doença que enfraquece os ossos.
Ela tem importante papel imunomodulador (sistema imunológico saudável), equilíbrio hormonal, controle de mutações genéticas causadoras de cânceres e previne doenças degenerativas do sistema nervoso central, como as demências, por exemplo.
Você sabia que a Vitamina D3 não atua sozinha quando se trata de saúde óssea? Juntamente com ela, há outra vitamina superimportante e essencial para o processo de fortalecimento ósseo e melhora da absorção de cálcio pelo organismo: a Vitamina K2 (Menaquinona).
A Vitamina K2 é a grande responsável por ativar algumas proteínas plasmáticas que, por sua vez, não deixam o cálcio “solto” no sangue, fazendo o carregamento do mineral até os ossos para sua implantação.
Ao chegar nos ossos, a vitamina K2 ativa outra proteína no interior da célula óssea que fixa esse cálcio lá dentro, aumentando assim, a densidade mineral óssea.
Saúde óssea: A combinação perfeita!
A Vitamina D3 aumenta o cálcio no sangue e a Vitamina K2 fixa esse íon nos ossos e não deixa que ele se acumule no plasma o que poderia levar ao endurecimento dos vasos sanguíneos, fator de risco para Hipertensão Arterial e Doenças Cardiovasculares.
Entendendo esta fisiologia, concluímos, de maneira lógica, que esta combinação de vitamina D3 e K2 pode ser uma excelente forma de prevenção da osteoporose.
Dessa forma, hoje em dia há uma tendência em suplementar as duas vitaminas de forma combinada.
Vitamina K2 e D3 na saúde cardiovascular
Diversas pesquisas e estudos têm analisado os benefícios da associação entre a vitamina K2 e a vitamina D3, que juntas fortalecem os ossos e contribuem para a saúde cardiovascular.
A Menaquinona (Vitamina K2) impede que o cálcio fique depositado em locais que não são apropriados, como as artérias (aterosclerose), articulações (artroses) e órgãos (cálculo renal, cálculo vesicular e catarata).
Desta forma, essa combinação ajuda a promover a saúde cardíaca e promoção da qualidade de vida.
Consequências da deficiência de vitaminas D3 e K2
Os efeitos da deficiência de vitamina D3 aparecem causando uma sensação de cansaço e desconforto. Com o agravamento disso, podem aparecer problemas com o metabolismo do cálcio e outros minerais, o que poderá resultar em osteoporose, dores nas articulações e lesões ósseas e musculares.
Os problemas derivados da deficiência de vitamina K2 afetam a capacidade do organismo de coagular. Pode surgir alguns hematomas, como feridas ou sangramentos.
É comum, por exemplo, perceber isso nas gengivas após a escovação dos dentes. No caso das mulheres, a menstruação pode se tornar mais longa e intensa.
Quem deve tomar o suplemento de vitaminas D3 e K2?
Uma grande porcentagem da população não consome níveis suficientes de vitaminas D3 e K2. Alguns médicos e nutricionistas recomendam que todas as pessoas façam a suplementação destas vitaminas.
Outros especialistas são mais contidos e recomendam que isso seja feito apenas por alguns indivíduos pertencentes aos seguintes grupos:
- maiores de 60 anos;
- veganos ou vegetarianos;
- indivíduos com exposição limitada à luz solar;
- mulheres na menopausa, especialmente se sofrem de perda de densidade óssea;
- pessoas com quadro de obesidade;
- que fizeram cirurgia bariátrica ou algum tipo de ressecção intestinal;
- que apresentem problemas cardiovasculares (hipertensão, insuficiência cardíaca);
- indivíduos que seguem dietas muito restritivas ou pouco equilibradas;
- com quadros de insuficiência renal;
Combinar vitamina D3 e K2 pode beneficiar pessoas que tenham um histórico familiar (ou pessoal) com eventos cardíacos associados ao depósito de cálcio arterial.
Neste caso, a vitamina K2 atuará como um elemento protetor que impedirá o depósito de cálcio arterial que pode ser provocado pela suplementação com D3.
A Vitamina D3 é participante da produção de renina, um dos hormônios importantes para o controle da pressão arterial. Ela é necessária tanto para uma gestante, quanto para um atleta.
Como tomar Vitamina K2 + D3
Ingerir 1 cápsulas de Vitamina K2 + D3 ao dia. Indicado para pessoas com idade ≥ 19 anos, ou de acordo com prescrição do médico ou nutricionista.
Este produto não é um medicamento. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem. Mantenha fora do alcance de crianças.
Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Mantenha o frasco bem fechado. Esta embalagem foi selada para sua proteção. Não utilize o produto caso o lacre esteja violado.
Após aberto consumir o produto em até 60 dias.
Produto Dispensado de Registro de Acordo com a RDC nᵒ 240 de 26/07/2018.
Informação Nutricional
Vitamina K2 e D3 – ClinicMais | ||
Porção de 0,5g (1 cápsula) | Quantidade por Porção | % VD(*) |
Vitamina D-3 | 50 mcg | 333% |
Vitamina K-2 | 120 mcg | 100% |
Não contém quantidade significativa de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. (*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000Kcal ou 8400Kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Ingredientes Vitamina K2 e D3Vitamina D3 (colecalciferol), Vitamina K2 (menaquinona-7). Antiumectantes: Amido e Dióxido de Silício. Composição de Cápsula: Gelatina, Opacificante Inorgânico Dióxido de Titânio. NÃO CONTÉM GLÚTEN. |
Código | 589 |
Código de barras | 7899592825091 |
Modelo | 30 Cápsulas |
Categoria | Vitamina K |
Marca | ClinicMais |
Itens Inclusos | 01 Frasco Vitamina K2 + D3 |