Caseína

Caseína: Conheça todos os Benefícios desta Proteína

Atualmente dentro das academias, muito se fala sobre a Caseína, porém, nem todos praticantes de atividades físicas sabem para quê serve e como ingeri-la corretamente, não é mesmo?

Quando utilizada sem conhecimento, tanto a Caseína quanto outros tipos de suplementos podem fazer mal à saúde. Por isso, preparamos este texto para que você possa conhecer melhor a Caseína e entender a maneira correta de utiliza-la. Continue lendo e descubra tudo sobre este suplemento!

O que é Caseína?

A caseína é caracterizada como a principal proteína do leite (diferente do Whey Protein que é constituído pelo soro do leite), além disso, ela é composta também por aminoácidos essenciais e pode ser encontrada abundantemente no leite de vaca, correspondendo a aproximadamente 80% das proteínas deste alimento.

Além disso, você também pode encontrar a caseína em diversos alimentos disponíveis em supermercados e padarias, isso porque ela está presente em alimentos que são derivados do leite como Iogurtes e queijos.

No geral, a Caseína possui uma digestão bem lenta e promove uma absorção mais gradual, mantendo os aminoácidos mais tempo na corrente sanguínea, o que auxilia o praticante de atividades físicas em diversos aspectos conforme veremos a seguir.

Para que Serve a Caseína?

Quando uma pessoa passa a praticar atividades físicas (seja para o ganho de massa muscular, ou emagrecimento), seu principal objetivo é conseguir ver os resultados que esta atividade pode lhe proporcionar. Porém, com o passar do tempo, só o corpo sozinho não consegue garantir todos os benefícios que o exercício pode promover e é aí que a suplementação entra em cena.

No caso da Caseína, quando utilizada como suplemento alimentar, promove diversos ganhos sendo o principal deles a manutenção de massa muscular, isso porque ela é uma proteína muito rica em aminoácidos como o BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada) e de lenta absorção, o que auxilia para evitar a perda de massa muscular durante longos períodos sem a ingestão de proteínas, um fato que acontece durante o sono, por exemplo.

Por essas características, a Caseína também é muito utilizada para o ganho de músculos ou para o processo de emagrecimento, onde a mesma consegue promover a sensação de saciedade. Isso acontece através da formação de uma espécie de gel no intestino, garantindo que os aminoácidos presentes na caseína sejam liberados gradualmente. Esta digestão gradual envia informações para o cérebro, cessando a sensação de fome durante o processo digestivo.

Tipos de Caseína

Assim como o Whey Protein, a Caseína possui suas variantes. Dentre elas podemos citar a Caseína Micelar e a Caseína Hidrolisada onde:

  • Caseína Micelar:

 Sua extração é feita através de filtrações, o que colabora para o aumento da quantidade de peptídeos bioativos. Esses peptídeos bioativos por sua vez, são nutrientes que melhoram o sistema imune, colaborando para uma maior resistência corporal, criando então um ambiente ideal para o bom desenvolvimento muscular. Além disso, a Caseína Micelar pode manter-se no corpo em ação por até 7 horas, proporcionando ganho de massa muscular e também queima de gordura.

  • Caseína Hidrolisada:

 Esta por sua vez, é um tipo de caseína no qual sua quantidade de proteína absorvida é muito maior comparada à Micelar. Isso porque, a proteína presente neste tipo de suplementação é quebrada em pedaços menores, fazendo com que nosso organismo consiga absorvê-la de maneira muito mais rápida.

Quando e como Tomar a Caseína?

Quando passamos muito tempo sem nos alimentar, entramos num processo chamado catabolismo. Este processo ocorre durante a falta de carboidratos e gorduras livres no organismo, onde ao notar a falta desses, o corpo passa a produzir energia através das proteínas. Desta forma, elas começam a ser degradadas, reduzidas a tamanhos menores para serem utilizadas como fonte de energia pelo organismo, o que faz com que você perca parte da massa muscular que foi conquistada.

Como já falado anteriormente, a Caseína é uma proteína de absorção lenta, portanto é indicada para se tomar antes de dormir, pois será neste período que ela irá agir no seu organismo. Até porque, é no momento de repouso que nosso corpo necessita de nutrientes para que o crescimento muscular não seja perdido, devido ao processo de catabolismo.

Sendo assim, a Caseína irá proporcionar a nutrição necessária que seus músculos precisam durante este período. Por isso este é o horário mais indicado para fazer o consumo da mesma.

Já com relação à dosagem de Caseína a ser ingerida, irá depender da quantidade fornecida em cada medidor e a necessidade do atleta ou praticante de atividade física.

Normalmente, indica-se uma dosagem de 35 g para os homens e 25 g para as mulheres. Porém, o melhor a se fazer antes de começar a utilizar a Caseína é procurar por um nutricionista que irá te orientar corretamente conforme a sua real necessidade.

Principais Benefícios da Caseína para o Corpo

Ao ingerir a Caseína como suplementação, o praticante de atividades físicas garante diversos benefícios como:

Dura mais tempo no organismo: por ter uma absorção lenta, a Caseína pode manter-se em ação por até 7 horas no corpo.

Auxilia para o ganho de massa muscular: a Caseína como suplementação, possui em sua fórmula, uma grande quantidade de glutamina o que auxilia diretamente para o ganho de massa muscular e melhora do sistema imunológico.

Promove uma melhor absorção de aminoácidos: além da glutamina, a Caseína é composta por diversos aminoácidos que são essenciais para manter a saúde do corpo. Por ser uma proteína de lenta absorção, seus aminoácidos são absorvidos com maior eficácia, ajudando o atleta no suprimento diário dos mesmos.

Estimula o treino: dentre os aminoácidos presentes na Caseína, podemos citar a Tirosina, que atua como um neurotransmissor de excitação, auxiliando o corpo a melhorar os estímulos durante o treinamento.

Acelera o metabolismo: por conter diversos aminoácidos que são lentamente absorvidos pelo corpo, a Caseína pode colaborar também para aceleração do metabolismo, auxiliando tanto para o ganho de massa magra quanto para a perda de peso.

Auxilia para o emagrecimento: como já citado anteriormente, a Caseína também pode auxiliar no processo de emagrecimento, onde a mesma consegue produzir a sensação de saciedade, que acontece através da formação de uma espécie de gel formado no intestino, deixando a digestão mais lenta.

Diferenças entre a Caseína e o Whey Protein

Logo que falamos em Caseína e Whey Protein, muitas são as dúvidas sobre a diferença entre ambos, já que os dois são compostos por proteínas retiradas do leite.

Apesar de serem caracterizadas como proteína do leite, a Whey Protein é a proteína presente no soro do leite, já a caseína é extraída do próprio leite.

Porém, o que realmente difere uma da outra, é o tempo de absorção e digestão dessas substâncias pelo organismo.

A Caseína tem como principal característica a absorção lenta no organismo, onde ela forma uma espécie de gel que retarda o esvaziamento gástrico e a absorção intestinal. Com a formação desse “gel”, o estômago faz a digestão de forma mais lenta, levando cerca de duas horas e meia para o completo esvaziamento gástrico.

Já o Whey Protein por sua vez, possui uma absorção bem mais rápida, levando cerca de 25 a 30 minutos para digestão. Por isso, Apesar das substâncias presentes no Whey serem superiores as da Caseína, a mesma fica em contato com o corpo por muito mais tempo.

Assim, podemos dizer que ambas podem ser utilizadas para melhorar seu desempenho no treino, porém de maneiras diferentes.

A caseína é um ótimo suplemento para atletas que desejam aumentar e manter sua massa muscular sem riscos de catabolismo durante o descanso. Por isso, ele é um ativo de proteína muito utilizado por praticantes de atividades físicas.

Desta forma, se você quer manter sua massa muscular durante a noite e pretende alcançar bons resultados na sua atividade física, escolha um tipo de Caseína que seja de seu agrado e comece agora a usufruí-la para garantir todos os benefícios que ela pode oferecer!

Mas lembre-se: tenha sempre o auxílio de um nutricionista e um profissional de educação física, para que seus resultados possam ser conquistados corretamente. E o mais importante: não faça o uso excessivo do suplemento e nem utilize o mesmo caso você tenha alguma intolerância à lactose.

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