Tribulus Terrestris

Já ouviu falar de tribulus terrestris? Se a resposta foi “não”, você não sabe o que está perdendo! Esse suplemento alimentar e poderoso estimulante vem ganhando destaque no meio fitness por trazer diversos benefícios. Antes mesmo de você começar a aprender mais a respeito vou te dar uma dica: suas vantagens vão desde melhorias no desempenho físico até aumento da libido e melhora no desempenho sexual. Vamos conhecer mais? É só continuar lendo!

O que é Tribulus Terrestris?

Se você acompanha o mercado fitness e de suplementos percebeu que o tribulus terrestris tem chamado muita atenção. Essa substância é um extrato que vem de uma erva daninha encontrada no mediterrâneo. É exatamente isso que você entendeu, o famoso tribulus terrestris não é nada mais que uma erva daninha.

Apesar de suas origens simples, o composto é extremamente eficiente para diversos fins. Ele é utilizado atualmente como estimulante sexual e para proporcionar melhoras na saúde cardiovascular e até na prática de atividades físicas. Você verá seus muitos benefícios mais à frente.

No momento, vamos nos concentrar na questão: o que é o tribulus terrestris e por que ele está tão famoso no mercado? A planta de onde ele se origina é uma erva daninha que dá pequenas flores amarelas em algumas épocas do ano. Seus frutos também são pequenos e soltam sementes semelhantes a espinhos. É daí que vem seu nome, tribulus, derivado de uma palavra grega para designar uma arma com quatro pontas espinhosas.

Nas regiões onde o tribulus terrestris é mais comum suas sementes são responsáveis por vários tipos de problema, já que são afiadas o bastante para furar pneus de bicicletas, se fincar nas patas de animais e até perfurar os pés das pessoas. Mas, vamos nos ater a sua verdadeira importância, que está nos componentes químicos existentes na planta.

Composição do Tribulus Terrestris

Como qualquer planta, o tribulus terrestris possui uma série de fitoquímicos potencialmente benéficos para o corpo. Um dos componentes mais importantes da sua fruta são as saponinas. Tais substâncias são responsáveis por melhorar a função sexual e produção hormonal em humanos e até animais.

O tribulus terrestris também possui substâncias diuréticas, muito procuradas especialmente por quem quer perder peso rapidamente.

Por que o Tribulus Aumenta a Testosterona?

A testosterona é um hormônio anabólico produzido pelo corpo e encontrada em grande quantidade em homens e em menores quantidades em mulheres. Este hormônio é famoso por controlar o desenvolvimento das características sexuais masculinas, já que sua produção é cerca de 20 a 30 vezes maior em homens, quando comparado às mulheres.

A testosterona controla as funções de reprodução, desejo sexual, ereção, desenvolvimento e maturação dos espermatozoides, além de desempenhar um papel importante na manutenção de massa muscular e saúde geral do organismo masculino.

No entanto, engana-se quem pensa que a testosterona não seja importante para mulheres, pelo contrário, apesar de ser produzida em menores quantidades no corpo feminino a testosterona é responsável pela melhora do humor e disposição, ajudando no aumento da libido sexual, no emagrecimento, no ganho de massa muscular e melhora da memória.

A rotina estressante do dia a dia, aliada ao sedentarismo, uso de anticoncepcionais e alimentação desequilibrada são fatores que podem levar a diminuição dos níveis deste hormônio no sangue e causar sintomas como fadiga, desânimo e ganho de peso nas mulheres.

Algumas pesquisas propõem que o uso do extrato de Tribulus Terrestris pode vir a aumentar os níveis de testosterona através da estimulação natural da glândula pituitária, o que causa um aumento na secreção do Hormônio Luteinizante (LH), levando a um aumento da testosterona livre em homens e progesterona em mulheres.

A planta Tribulus Terrestris é considerada um adaptógeno de testosterona, ou seja, seus efeitos possuem propriedades de reequilibrar o organismo. Este tipo de planta ajuda a melhorar a saúde adrenal e a capacidade de adaptação do corpo a situações extremas.

Um outro mecanismo de ação proposto para o aumento na produção de testosterona seria através de um composto contido no Tribulus chamado de protodioscina, uma saponina responsável por promover a liberação de óxido nítrico (vasodilatador) no tecido dos corpos cavernosos, aumentando significativamente os níveis dos hormônios testosterona e dehidroepiandrosterona (DHEA), um hormônio de ação esteroide anabólica, que é produzido nas glândulas adrenais e suprarrenais, além de ser um importante precursor de testosterona.

Existem Riscos no Consumo de Tribulus Terrestris?

Está em busca de um ótimo estimulante sexual ou suplemento alimentar, mas tem medo dos efeitos que o tribulus terrestris pode causar? Fique tranquilo, contanto que ele seja ingerido nas doses recomendadas, o tribulus é completamente seguro.

Alguns estudos em animais mostram efeitos colaterais após a ingestão de quantidades muito elevadas da substância. Por isso é importante seguir a orientação da embalagem e do seu nutricionista na hora de tomar o suplemento.

Os atletas talvez se preocupem com o exame antidoping antes da competição. Também não existe com o que se preocupar nesse caso. Fabricantes da substância afirmam que ele não afeta os resultados do exame, mesmo causando uma leve variação na quantidade de testosterona na urina.

O suplemento alimentar também não causa reações medicamentosas quando usado com outros suplementos ou medicamentos. Pessoas com distúrbios do sono só devem evitar o consumo de tribulus terrestris com cafeína. Essa combinação potencializa os efeitos do fitoterápico, o que é ótimo para boa parte das pessoas, mas pode levar a noites sem dormir para quem já tem dificuldades.

O consumo também não é recomendado para crianças, grávidas e mulheres que estão amamentando. É possível que as alterações hormonais afetem o bebê, portanto devem ser evitadas.

Para o restante da população em geral o tribulus terrestris não apresenta risco algum. Pelo contrário, ele é extremamente benéfico.

Benefícios do Tribulus Terrestris para Atividade Física

Chegou a hora de falar sobre o que interessa: os benefícios que o consumo de tribulus terrestris pode trazer para o indivíduo. Boa parte das vantagens de usar o suplemento para as atividades físicas vem do aumento de produção de hormônios no corpo.

Em homens, o tribulus leva ao aumento da produção de testosterona. Esse hormônio é responsável pelo aumento de massa muscular, melhora de força e até de resistência física. Por isso, praticantes de atividades físicas conseguem melhorar seu desempenho através do consumo.

Tudo isso acontece sem precisar se preocupar com os efeitos no exame antidoping. Apesar de aumentar os níveis de testosterona, o suplemento não altera os resultados do exame. Em um estudo com jogadores profissionais de rugby na Austrália o consumo de 5 semanas de tribulus terrestris não causou alterações significativas na quantidade de testosterona na urina

Outra propriedade importante do tribulus para quem pratica atividades físicas é a presença de antioxidantes. Essas substâncias são conhecidas por desacelerar o processo de envelhecimento do corpo. Elas também auxiliam na recuperação e na desintoxicação do organismo após a prática de esportes.

Tribulus Terrestris Engorda?

Surgiu um forte mito sobre consumir tribulus terrestris e engordar. Como sua ação leva ao aumento dos níveis naturais de testosterona, ela poderia promover maior ganho de massa muscular e causar uma sensação de ganho de peso. Mas, vale lembrar que ganhar peso em forma de massa muscular é extremamente benéfico, diferentemente do ganho de gordura corporal. Esse último caso pode trazer sérios riscos para saúde, como quadros de obesidade e problemas cardiovasculares.

Ao contrário do que muitos pensam, o efeito do extrato de tribulus é muito interessante para perda de peso, já que a planta possui ação diurética, colaborando para diminuição do “inchaço”. Ou seja, ajuda a eliminar a retenção de líquidos do nosso organismo.

Tribulus Terrestris e Melhora da Vida Sexual

O marketing do tribulus o destacou como um forte estimulante sexual natural. Ao contrário de outras opções para melhorar a vida sexual, o tribulus terrestris é bastante seguro. Para exemplificar, alguns estimulantes tradicionais podem causar efeitos colaterais como problemas cardíacos. Quem usa o tribulus não só evita esses efeitos, como também traz benefícios para a saúde cardíaca.

Estudos mostram que homens hipertensos que consomem o suplemento tem uma diminuição pequena na pressão arterial. Já é o suficiente para ajudar na manutenção da saúde.

Além disso, o tribulus terrestris estimula uma importante glândula do corpo, a pituitária. Assim, é possível aumentar a produção do hormônio luteinizante (LH) que, consequentemente, leva ao aumento natural da testosterona no organismo. Por isso, o tribulus é conhecido como um suplemento pré-hormonal e possui ação afrodisíaca, aumentando o desejo e melhorando o desempenho sexual.

Ele é bastante popular com homens, mas as mulheres também podem conseguir seus benefícios. O tribulus consegue melhorar a libido feminina, além de regular a menstruação e prevenir sintomas da pré e pós-menopausa.

Perceba que o tribulus terrestris é para todos e ainda traz diversos benefícios para o corpo. Não importa se você quer melhorar sua vida sexual ou ter um pouco mais de ganho de massa muscular nos treinos, ele pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Como Tomar Tribulus Terrestris

As composições dos suplementos de Tribulus Terrestris são variadas e o mesmo pode vir em apresentações distintas, como Tribulus em pó ou em cápsulas. As dosagens variam entre 250mg e 1,5g, dependendo muito da posologia de cada fabricante. É sempre indicado seguir a recomendação proposta nas embalagens e as dicas de um médico ou nutricionista, que são os profissionais mais gabaritados para recomendar o uso do suplemento.

Outra dica importante é consumir o suplemento de Tribulus Terrestris sempre junto a alguma refeição, a fim de evitar qualquer tipo de desconforto gástrico, principalmente para pessoas que possuem o estômago mais sensível.

7 Produto(s)

por página

7 Produto(s)

por página