Emagrecimento e Definição

Emagrecer e Definir

O processo de emagrecimento e definição muscular é uma das metas mais desejadas por quem busca um corpo mais esbelto e bonito. Seja por ansiedade, estresse, má alimentação, sono inadequado ou falta de atividades físicas, a dificuldade em perder os quilos a mais e a expectativa de ver o ponteiro da balança diminuir afeta milhares de pessoas. Uma série de fatores contribuem para que a perda de peso ocorra com qualidade e de forma saudável, eliminando o excesso de gordura corporal, sem que haja perda de massa muscular e riscos à saúde. 

As calorias que ingerimos na forma de alimentos, bebidas ou suplementos devem ser utilizadas pelo organismo como combustível energético ou serão armazenadas no corpo na forma de gordura localizada. Diversos suplementos para emagrecer possuem baixas calorias e agem acelerando o metabolismo e diminuindo o apetite, proporcionando uma maior “queima” de gordura corporal.

Como Emagrecer com Saúde

O processo de emagrecimento é até certo ponto simples, você precisa ter um gasto calórico maior do que seu consumo diário, assim você manterá o que chamamos de balanço energético negativo, favorecendo a perda de peso. Para que isto ocorra da melhor forma possível algumas variantes são importantes, como a prática de exercícios físicos, o descanso e principalmente uma rotina alimentar equilibrada.

Crie hábitos saudáveis, pequenas mudanças na rotina diária fazem toda diferença. Ao mudar o tipo de alimentação, adequar seus horários, evitar longos períodos de jejum, reduzir o consumo de carboidratos simples e o excesso de alimentos industrializados e gordurosos você estará dando o primeiro passo no caminho do seu objetivo. Lembre-se que equilíbrio alimentar não é sinônimo de passar fome, comece com pequenas mudanças e vá evoluindo aos poucos e no seu ritmo.

No início toda mudança é difícil de ser implementada, mas para ter uma vida saudável são necessários alguns sacrifícios. Tente achar alguma atividade física que chame sua atenção e que desperte seu interesse para praticá-la, pois nem sempre os “exercícios da moda” são os mais indicados para você. Dance, pule corda, corra, ande de bicicleta, faça aulas de artes marciais, natação, musculação, enfim, não procure pelo exercício que mais gaste calorias e sim por algo que te motive a continuar praticando.

Sabemos que a vida agitada do dia-a-dia se reflete em ansiedade, estresse e noites de sono mal dormidas. Dormir bem é essencial para quem quer perder peso, pois o sono auxilia na regulação de hormônios como a grelina e a leptina, importantes controladores da fome. Pessoas que dormem menos de 6 horas por dia aumentam a produção de hormônios do estresse como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina, responsáveis por elevar o apetite e dificultar a perda de peso e a queima de gordura corporal, além disso, estes hormônios causam uma redução no calibre dos vasos sanguíneos e, em logo prazo, podem potencializar o risco de hipertensão e arritmias cardíacas.

Seja persistente, trace objetivos simples e fáceis de alcançar e vá evoluindo na medida que seu corpo for respondendo, quando você menos perceber estará emagrecendo e o mais importante, estará construindo uma vida mais saudável de forma natural e prazerosa.

Suplementos para Emagrecer

Quando há uma busca por emagrecer e definir o corpo, sem que haja perda de massa magra, alguns pesquisadores e autoridades da área sugerem um consumo maior de proteínas ao longo do dia, que pode variar de 1,6 a 2,7g por quilo de peso, ou seja, uma pessoa com peso de 70kg deveria consumir algo em torno de 112g à 189g de proteínas diariamente. Uma explicação lógica para isto, deve-se ao fato da proteína aumentar a termogênese induzida pelo alimento.

Outro fator relevante sobre o consumo de proteínas e a perda de peso está relacionado ao poder que este alimento tem de manter-se mais tempo no estômago, reduzindo a velocidade de absorção de outros nutrientes como os carboidratos e consequentemente reduzindo a liberação da insulina, promovendo maior saciedade e favorecendo o emagrecimento. A Clara do ovo em pó (Albumina), a Proteína do Soro do Leite (Whey Protein), a Proteína da Carne (Beef Protein), a Proteína da Ervilha (Pea Protein) e a Proteína do Arroz (Rice Protein) são alguns exemplos de suplementos geralmente usados por praticantes de atividades físicas que buscam por maior definição muscular e perda de peso.

Muitos suplementos para queima de gordura corporal possuem formulações especificas, com destaque para diuréticos, inibidores de apetite e extratos naturais de frutos, plantas ou raízes. As ações destes compostos variam entre diminuir o inchaço causado pela retenção hídrica e fornecer nutrientes como fibras e extratos que causam sensação de saciedade.

Outros suplementos alimentares possuem ação mais direta sobre a queima de gordura, já que atuam estimulando o sistema nervoso central e acelerando o metabolismo, casos da cafeína e sinefrina (Citrus Aurantium). De forma resumida, os suplementos termogênicos e estimulantes, bloqueiam os receptores do neurotransmissor adenosina em nosso cérebro, o que nos faz ter aquela sensação de energia e foco, com consequente aumento no gasto calórico.

Quanto mais energia gastamos ao longo do dia, mais adenosina geramos e mais sonolentos ficamos. Como os compostos dos suplementos estimulantes possuem estruturas químicas semelhantes a adenosina, nosso cérebro utiliza estas substâncias e ao invés de você ficar sonolento, você desperta.

Bebidas energéticas naturais como o cafezinho, o chá verde e o chimarrão são ricos em cafeína e são excelentes opções de termogênicos naturais. Mas tenha cuidado, nada de adicionar açúcar ou compostos ricos em calorias na sua bebida, senão o efeito pode ser o ganho de peso.

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