Carboidratos

O que são Carboidratos?

Os carboidratos, também chamados de glicídios, são nutrientes essenciais e responsáveis diretos pelo fornecimento de energia e disposição para que o organismo funcione em perfeita harmonia. São moléculas orgânicas constituídas por blocos de estruturas de carbono, oxigênio e hidrogênio, sendo divididas em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, e ainda podem ser classificadas como carboidratos simples ou complexos.

Os carboidratos simples mais conhecidos são a frutose, a glicose, a lactose e a sacarose que possuem uma rápida absorção e assimilação pelo organismo, fornecendo energia rapidamente. Mas existem também os carboidratos complexos formados por macromoléculas (moléculas muito grandes) como o amido e a celulose.

Outro importante fator relacionado aos carboidratos diz respeito ao Índice Glicêmico (IG) que se refere a capacidade que o alimento tem de afetar os níveis de glicose sanguínea após sua ingestão.

Benefícios no Consumo de Carboidratos

Os suplementos ricos em carboidratos produzem a energia necessária para o funcionamento do organismo, sendo peça importante para qualquer atividade física onde se busca o máximo de energia, sem perder desempenho.

Alguns suplementos de carboidrato são usados há anos por praticantes de atividades físicas e esportistas de diversas modalidades, onde é necessário manter os estoques de glicogênio para evitar a fadiga muscular e melhorar o rendimento físico e mental.

Existem duas linhas de suplementos de carboidratos, alguns com digestão rápida e fornecimento de energia mais imediato como a maltodextrina e a dextrose e outros com digestão gradual e fornecimento de energia mais prolongado, como o waxy maize e a palatinose. Alguns suplementos contêm uma mistura dos diversos tipos de carboidratos mencionados anteriormente, podendo ser consumidos na forma de gel, barra, pó para preparo ou líquido.

Nenhum produto coincide com esta seleção.