Maltodextrina

O que é Maltodextrina?

Excelente fonte de energia suplementar, a maltodextrina é um pó branco feito de arroz, milho, amido de trigo ou batata. Mesmo sendo um carboidrato proveniente de plantas e tubérculos, ele é altamente processado.

A Maltodextrina geralmente é utilizada por atletas e trata-se de um carboidrato complexo, o que significa que é absorvida de forma lenta pelo nosso organismo. Outro fator importante é que a malto controla a glicose sanguínea e com isso evita o cansaço, desgaste muscular e o nível muito baixo de glicose no sangue (hipoglicemia).

Durante os exercícios físicos o gasto energético é de duas ou mais vezes maior, quando comparado a uma pessoa em repouso. Portanto, a maltodextrina é um suplemento que não pode faltar para quem pretende praticar exercícios físicos de média e alta intensidade.

Diferença entre Maltodextrina e Dextrose

Maltodextrina

A Maltodextrina é um carboidrato complexo e na sua formulação possui vários polímeros de glicose, que são gradualmente quebrados e utilizados como fonte energética. Apesar de ter um índice glicêmico elevado, a maltodextrina possui uma digestão mais lenta que a dextrose, geralmente sendo utilizada como fonte energética antes das atividades físicas.

Dextrose

A Dextrose é um carboidrato simples, de alto índice glicêmico. Por ser uma fonte energética de rápida absorção, é indicada para atletas e praticantes de esportes que necessitam de energia imediata.

Como e Quando Tomar Maltodextrina?

A maltodextrina, quando inserida na sua dieta, deve estar de acordo com a sua finalidade e seu objetivo alimentar. Sabendo disso, você poderá fazer o seu uso antes, durante ou depois do treino.

Se você está buscando combater o cansaço e obter mais energia durante a execução dos seus exercícios físicos, você poderá fazer o uso da malto antes de iniciar o seu treino. Neste caso, a utilização deverá acontecer de 30 a 60 minutos antes, para que assim, você dê tempo para acontecer a absorção deste suplemento e consiga ter energia e evitar o catabolismo muscular.

Caso os seus treinos sejam de alta intensidade e demandem mais energia para que os seus músculos não entrem em fadiga, você pode optar por fazer o uso durante a execução dos exercícios, juntamente com algum aminoácido, garantindo efeitos benefícios durante o treino e após a sua finalização.

Quando combinada com fontes de proteínas como whey protein, albumina, caseína, entre outras, a maltodextrina se torna uma excelente opção para o pós-treino. Por possuir um alto índice glicêmico, a malto passa a ser absorvida com mais rapidez, auxiliando na absorção de outros nutrientes e evitando o catabolismo, melhorando o processo de recuperação muscular.

Benefícios da Maltodextrina

Em resumo, podemos dizer que a Maltodextrina tem como principal benefício fornecer energia para treinos mais intensos e pesados. Por esse motivo, suplementos de malto são comuns entre os frequentadores de academia.

Confira alguns dos principais benefícios oferecidos pela maltodextrina:

  • Fonte de energia rápida;
  • Retarda a fadiga;
  • Melhora o desempenho físico;
  • Combustível para os músculos.

Como a Malto Age no Organismo

Como já foi dito, a Maltodextrina é um carboidrato complexo e com isso tem uma combinação de polímeros de glicose. Estes polímeros são liberados gradativamente no organismo, garantindo energia por um longo período, diminuindo a fadiga durante as sessões de treinamento físico.

A Maltodextrina possui um alto índice glicêmico e quanto maior esse índice, maior vai ser o pico de insulina. Com o pico de insulina, será maior o número de nutrientes e proteínas para dentro das células. E isso é excelente para a prática de exercícios físicos e melhora de rendimento.

Curiosidades Sobre a Maltodextrina

Maltodextrina engorda?

A maltodextrina é recomendada para pessoas que costumam treinar pesado, já que existe uma grande quantidade de calorias por porção e um fornecimento rápido de energia. Sendo assim, não é recomendada para pessoas que têm o treino leve, já que desta maneira, o consumo da maltodextrina pode acarretar em acúmulo de gordura indesejado.

Quem pode consumir?

Apesar de não fazer mal e não provocar efeitos colaterais em seu uso, pessoas que tenham quadro de diabetes não podem iniciar a utilização da maltodextrina sem uma consulta prévia ao médico ou nutricionista.

Quanto devo ingerir?

Para descobrir a dose ideal de malto você deverá calcular 1 grama de carboidrato para cada kg de peso corporal, mas é extremamente recomendado o acompanhamento de um profissional qualificado para adequar sua dieta.

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