BCAA

BCAA: Aminoácidos de Cadeia Ramificada

Dos nove aminoácidos nutricionalmente classificados como essenciais, ou seja, que nosso organismo não tem a capacidade de sintetizar e, por isso, devemos ingerir através da alimentação ou suplementação, três deles são de cadeia ramificada, os BCAA's (sigla em inglês para Branched-Chain Amino Acids). São eles: Leucina, Isoleucina e Valina.

A maioria dos alimentos ricos em proteínas (principalmente os de origem animal) como carnes, frango, peixes, ovos, leite e derivados, contém boas quantidades de BCAA. A presença dos aminoácidos de cadeia ramificada na maioria dos organismos primitivos que existiram antes da evolução celular, comprova a importância deste composto na evolução metabólica.

O tecido muscular humano é constituído por aproximadamente 35% de BCAA e há muito tempo que a suplementação feita com estes nutrientes é popular, diversos atletas e praticantes de atividades físicas já comprovaram sua eficácia.

BCAA Para que Serve?

Os BCAA's são um dos maiores responsáveis pela constituição da massa magra (em média 35%), sendo assim, indispensáveis para a hipertrofia e manutenção muscular. Além disso, evitam que o corpo mobilize aminoácidos presentes na musculatura para serem catabolizados (queimados) durante a prática de exercícios intensos.

O BCAA serve como transportador de nitrogênio, fazendo com que haja uma combinação de aminoácidos para formação da massa muscular. Alguns estudos mostram que a administração destes aminoácidos parece auxiliar na liberação de alguns hormônios anabólicos, melhorando o processo de "construção" da musculatura.

Para atletas de endurance (exercícios aeróbicos como corrida e ciclismo) e praticantes de atividades intensas como musculação e crossfit, o uso de suplementos de BCAA é muito importante, pois evita o comprometimento da massa muscular e apresenta ótimos efeitos sobre o processo de recuperação e melhora do sistema imunológico.

O uso de BCAA não é feito apenas por praticantes de atividades físicas ou pessoas que buscam o emagrecimento. Ele é utilizado também para ajudar no tratamento de algumas doenças, como: esclerose lateral amiotrófica, discinesia tardia, degeneração espinocerebelar, encefalopatia hepática, síndrome de McArdle. Também é administrado em casos de pacientes renais ou com câncer, que apresentam perda de apetite e em casos de pessoas acamadas, retardando o processo de perda de massa muscular.

Qual Melhor BCAA

Os suplementos de BCAA podem ser consumidos nas mais diversas formas, em tabletes, cápsulas, mastigáveis, líquidos ou em pó. Estas variações e opções presentes no mercado de suplementação são interessantes para atender as necessidades de todas as pessoas, visto que algumas possuem preferências de consumo. Basta você analisar qual opção mais se adequa a sua rotina e necessidades e adquirir o seu.

Ao comprar um BCAA você percebe que existem algumas diferenças importantes na formulação destes produtos, visto que o preço deles varia muito. Por este motivo é importante estar atento a informação nutricional do suplemento adquirido. Sempre que analisar a composição de um BCAA, verifique quantos gramas deste aminoácido contém por cápsulas ou por dose, isso é importante para formular sua estratégia de consumo e suas necessidades.

Vamos a um exemplo básico: Temos aqui o BCAA 2400 Max Titanium, que contém 2400mg de Aminoácidos de Cadeia Ramificada em uma dose de 4 cápsulas do produto, totalizando 600mg de BCAA por cápsula. Temos em outro exemplo o BCAA Performance, que contém 4000mg em 4 cápsulas do produto, totalizando 1000mg de Aminoácido de Cadeia Ramificada em apenas 1 cápsula. Isto explica a diferença de preço que existe entre um produto e outro. Isto não está relacionado a qualidade dos produtos, mas mostramos no exemplo acima que podem haver diferenças de preços, principalmente quando existem diferenças na quantidade de BCAA presentes na formulação do produto.

Outro fator que pode gerar confusão na hora da compra está relacionado a nomenclatura dos BCAAs, já que hoje é normal nos depararmos com diferentes números e apresentações. Quando você vai comprar seu BCAA é comum ver na prateleira as nomenclaturas 2:1:1 ou 5:1:1, ou até mesmo 12:1:1, mas você sabe o que isso significa?

A nomenclatura dos BCAAs está sempre relacionada a proporção do aminoácido leucina, comparada aos aminoácidos Isoleucina e valina, sendo assim, 8:1:1 (significa que o produto contém 8 vezes mais leucina em sua composição, quando comparado aos demais aminoácidos).

Por ser considerada o principal aminoácido de cadeira ramificada, a leucina tem ganhado papel de destaque na formulação de suplementos de BCAA. Isto ocorre, pois, a leucina apresenta uma taxa de oxidação maior no tecido muscular, quando comparada a Isoleucina e a valina. A leucina influencia diretamente o controle em curto prazo da etapa de tradução da síntese proteica, com efeito sinérgico com a insulina, hormônio anabólico que possui papel fundamental na manutenção da síntese proteica muscular.

Em contrapartida, ninguém discute que a leucina é sem dúvida o principal gatilho para a síntese proteica, porém, muitos profissionais defendem que seja necessária uma maior dose de outros aminoácidos em conjunto com a leucina, para que haja uma completa recuperação muscular, sem comprometimento na reparação e ganhos.

Antes de definir qual BCAA comprar, é importante você seguir as dicas e compreender que um consumo proteico adequado ao longo do dia é essencial para uma correta reparação muscular e muitos fatores como genética, rotina de treinos, alimentação e descanso, interferem diretamente em seus resultados.

 Como Tomar BCAA

Geralmente são indicadas doses que variam entre 2 a 5 g de BCAA antes, durante ou depois dos exercícios, principalmente em treinamentos de força e endurance. Já durante fases de treinamentos mais intensos, indica-se as mesmas quantidades, porém, com o adicional de uma dose pela manhã.

Em pessoas obesas que têm como objetivo a redução de peso, a indicação é de 1 a 3 g, antes e depois do exercício.

Aminoácidos de Cadeia Ramificada no Emagrecimento

A administração de suplementos de BCAA em pessoas com dieta de restrição calórica, com o objetivo de perda de peso também é indicada, pois este processo geralmente leva a uma perda de massa magra.

O tecido muscular é um dos reguladores do nosso metabolismo e a sua perda, faz com que ele fique mais lento e acabe por dificultar o processo de emagrecimento. Por isso, observa-se uma menor perda muscular com a administração de suplemento de BCAA em dietas hipocalóricas (baixa caloria).

Efeitos Colaterais no Uso de BCAA

Apesar de ser um suplemento comprovadamente seguro, é preciso que a ingestão de BCAA seja feita com cautela, pois o consumo de maneira incorreta pode causar retenção líquida e consequente mal-estar gastrintestinal e também pode dificultar ou até inibir a absorção de outros aminoácidos. Por estas razões, é preciso que a administração deste suplemento dependa de variáveis tais como: tipo de dieta, objetivo, tipo e intensidade de treinamento. 

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