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Suplemento de vitamina B12: qual o impacto na sua performance?

Opiniões

Publicado 07/06/2021

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A cobalamina, o outro nome para a vitamina B12, é uma das vitaminas mais essenciais para o nosso organismo.

Só que mesmo sendo essencial, não conseguimos produzir esse nutriente e, por isso, buscamos a suplementação para manter o organismo sempre equilibrado.

E é justamente porque ainda não há uma preocupação tão aparente para o consumo dessa vitamina, que preparamos este post.

Vamos entender por que a ciência estuda tanto a B12 e porque a sua suplementação é fundamental em casos de deficiência desse nutriente!

Principais benefícios da vitamina B12

Os benefícios da vitamina B12 estão muito ligados à saúde e qualidade de vida. Entre os principais, podemos listar:

  • melhora a qualidade do sono;
  • aumenta os níveis de colesterol bom;
  • previne a anemia;
  • reduz os riscos para depressão e outros transtornos emocionais;
  • regenera os músculos;
  • protege e repara o DNA;
  • é uma proteção natural do sistema nervoso central;
  • ajuda no bom funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular.

A vitamina promove mais energia e disposição para o seu corpo. Por esse e os outros motivos acima, manter os níveis adequados do nutriente no organismo é tão importante.

Principais sintomas de deficiência de B12

Justamente porque é uma vitamina essencial, quando o seu corpo está com deficiência da B12, os sinais de alerta são muito aparentes. Entre eles:

  • sensação de cansaço constante;
  • anemia;
  • sistema digestivo com ‘falhas’;
  • dificuldades de respirar;
  • quadros depressivos;
  • perda de memória;
  • baixa concentração;
  • ossos fracos.

É muito importante lembrar que os sintomas acima não estão, necessariamente, ligados a deficiência de vitamina B12.  No entanto, por serem muito comuns, caso você apresente um conjunto de 3 ou mais, é válido procurar ajuda de um médico de confiança para realização de exames.

Uso do suplemento de vitamina B12 para performance esportiva

Como a vitamina B12 ajuda a aumentar a formação de hemácias, que são as células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio do corpo, consequentemente esse nutriente melhora o condicionamento e resistência física.

É por isso que o uso de suplemento de vitamina B12 é tão comum entre atletas e praticantes de atividades físicas relacionadas à força.

Sendo assim, é muito comum que atletas utilizem a suplementação da vitamina B12 como um recurso ergogênico para aumentar a performance esportiva.

Agora em 2020, um estudo publicado na revista científica MDPI avaliou o status da vitamina B12 em atletas de elite poloneses e sua influência nos parâmetros das hemácias.

Segundo os resultados apresentados no estudo, conduzido por 6 anos, entre os 243 atletas avaliados, o principal achado está relacionado com a faixa de concentração de vitamina B12 no sangue. Essa estatística pode favorecer uma melhor síntese de hemoglobina em atletas.

Geralmente, o valor de referência para limite mínimo da vitamina no sangue varia entre 100 a 350 pg /mL.

Para os autores, os atletas avaliados mostraram índices de deficiência em aproximadamente 400 pg/mL, o que indica a monitoração médica necessária a partir desse grau.

A conclusão é que atletas devem ajustar a suplementação da vitamina B12 individualmente para atingir a zona de 400–700 pg /mL e, assim, manter uma boa função na formação das hemácias.

Portanto, se você é atleta – profissional ou não – é necessário buscar a suplementação para seguir com o organismo saudável e o corpo em dia.

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