Maca Peruana 60 Cápsulas - Energia do Corpo
O que é Maca Peruana?
A Maca Peruana é um vegetal crucífero nativo da Região dos Andes, no Peru, podendo ser encontrada também na Bolívia, Chile, Colômbia e Argentina. Teve sua primeira descrição da espécie datada no ano de 1843 pelo botânico alemão Wilhelm Gerhard Walpers. Popularmente chamada de Maca, seu nome científico é Lepidium meyenni Walp e pertencente à família Brassicaceae, que agrupa numerosos gêneros de plantas herbáceas.
A Maca Peruana é considerada um superalimento, muito parecida com um rabanete, este tubérculo cresce na Cordilheira dos Andes, nos vales, entre as montanhas, enfrentando um ambiente e clima adversos, em altitudes elevadas; e, há séculos, faz parte da alimentação dos povos locais. Algumas tribos peruanas consomem mais de 100 gramas por dia da raiz tuberosa cozida.
O crescimento na busca por uma alimentação saudável e melhora da qualidade de vida fez com que a Energia do Corpo desenvolvesse um Suplemento de Maca Peruana em cápsulas gelatinosas de fácil digestão e absorção, promovendo de forma eficaz todos os benefícios que este poderoso alimento pode oferecer.
Cada cápsula do produto contém 1000mg e é uma associação entre a maca peruana e o óleo de cártamo. A mistura dos dois ingredientes facilita a absorção e assimilação pelo organismo e formam um suplemento com excelente ação antioxidante, combatendo aos radicais livres produzidos em situações de estresse e ajudando a melhorar a saúde do coração e do sistema imunológico.
Maca Peruana para que serve?
A Maca Peruana é cultivada nas altas montanhas dos Andes Centrais do Peru, onde relata-se existir desde aproximadamente 2000 a.C., desenvolvendo-se em altitudes entre 3.500 a 4.800 metros.
Os Incas consideravam a Maca Peruana um alimento nobre e enviado pelos deuses para nutrir e aumentar a energia e vitalidade dos seus guerreiros.
O povo do Peru consome a maca peruana há séculos, já que o alimento apresenta importantes propriedades no que diz respeito a melhora da função sexual, espermatogênese, depressão, ansiedade e função reprodutiva em mulheres. Além disso o alimento proporciona um excelente efeito energético e ajuda a combater a síndrome metabólica e a osteoporose.
Benefícios da Maca Peruana
A Maca Peruana possui certificação da FOA (Food and Argiculture Organization) das Nações Unidas pelo seu valor nutricional. O composto é amplamente utilizado na medicina complementar para tratar infertilidade, redução da libido, falta de vigor físico, anemia, sintomas da menopausa em mulheres e distúrbios da memória.
Seus efeitos biológicos estão associados e atribuídos à presença de importantes compostos bioativos, como fitoesteróis (campesterol e sitosterol), macaenas e macamidas, além de diferentes tipos de glucosinolatos (GLs) e compostos fenólicos.
Por esse motivo a maca peruana é amplamente estudada e considerada um alimento poderoso, com propriedades antioxidantes e revigorantes, contribuindo para uma vida mais saudável e melhora do bem-estar físico e mental.
- Aumento de vitalidade;
- Ajuda a combater o estresse;
- Promove melhora da libido;
- Acredita-se agir como um suplemento pré-hormonal;
- Pode ajudar no aumento da fertilidade e desempenho sexual;
- Possui ação antioxidante;
- Não contém glúten.
Maca Peruana e fertilidade masculina
Um estudo de Gonzales e colaboradores no ano de 2001 avaliou a administração de maca peruana em nove homens saudáveis por um período de 4 meses.
O estudo mostrou que houve um aumento no volume do sêmen, assim como na contagem e motilidade dos espermatozoides, administrando doses de 1,5 ou 3,0g de maca peruana ao dia.
Após 4 meses de tratamento o número de espermatozoides moveis aumentou em torno de 110% no volume seminal. Isso é um fato marcante, pois a motilidade dos espermatozoides é um dos mais importantes parâmetros para determinar a fertilidade masculina, já que somente os espermatozoides moveis são capazes de percorrer o muco cervical, penetrar o óvulo e realizar o processo de fertilização.
Maca Peruana para mulheres
Estudos realizados com a ingestão de maca peruana por mulheres mostraram uma redução dos sintomas de desconforto da menopausa, assim como melhora da disfunção sexual associada ao climatério.
Em mulheres na perimenopausa (fase que antecede a menopausa) e pós-menopausa, foi observada uma elevação nos níveis de estradiol associada ao consumo de maca peruana. Isso é importante, pois o estrogênio é o hormônio responsável pela regulação da taxa metabólica basal e pelo metabolismo da insulina, ajudando a manter os níveis de glicose estáveis.
Na menopausa, quando ocorre uma redução natural de estrogênio, é normal as mulheres se sentirem mais cansadas e desanimadas, podendo haver ganho de peso e perda de massa muscular.
Doses de 1,5g até 3g do alimento ao dia não apresentaram efeitos tóxicos e são consideradas seguras para mulheres.
Maca Peruana e seu efeito energizante
Um estudo do ano de 2005 realizado por Ronceros e colaboradores fez uma análise do consumo de um concentrado de maca peruana fresco, com 1,5g do composto ao dia, para dez jogadores de futebol profissional.
Os jogadores receberam três cápsulas de 500mg ao dia, totalizando 1,5g, onde foi encontrado um aumento de cerca de 10% no consumo de oxigênio após a ingestão, melhorando assim a resistência física.
Em outro estudo, do ano de 2009, Stone e colaboradores administraram extrato de maca peruana por 14 dias para avaliar o desempenho de ciclistas. Houve um aumento significativo na melhora do tempo de desempenho em comparação com a linha base.
Praticantes de atividades físicas, esportistas ou pessoas que buscam aumentar a energia diária encontram na maca peruana um suplemento natural que auxilia nesse processo de forma segura e livre de estimulantes.
Efeitos da Maca Peruana na Hipertensão Arterial
Alguns estudos já comprovaram a eficácia do consumo de maca peruana com a redução da pressão arterial. Um estudo do ano de 2005 mostrou que o consumo de maca peruana por homens normais em um período de 12 semanas apresentou redução na pressão arterial diastólica.
Outro estudo, de Gonzales e colaboradores no ano de 2010 verificou que aldeões que por tradição consumiam a maca peruana apresentavam pressão arterial sistólica mais baixa quando comparados aos que não consumiam o tubérculo.
Um dos motivos para tal efeito da maca peruana deve-se a sua ação como inibidora da enzima que converte a angiotensina I. Desta forma, ao inibir essa enzima, há um aumento da vasodilatação periférica, que por consequência faz com que haja uma diminuição da pressão arterial.
Maca peruana e emagrecimento
A Maca Peruana já caiu no gosto das pessoas que buscam emagrecimento e definição muscular, isso porque o tubérculo é energético e possui poucas calorias. Por conter uma alta concentração de fibras a maca peruana também proporciona uma maior saciedade.
Um diferencial da Maca Peruana Energia do Corpo está por sua composição com óleo de cártamo, que possui antioxidantes e ácidos graxos com importante ação anti-inflamatória.
Este óleo é rico em ômega 6, que ajuda na queima de gordura corporal e ômega 9, que diminui a produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pelo armazenamento de gordura abdominal.
Como tomar Maca Peruana
Recomenda-se ingerir 2 cápsulas de Maca 1 vez ao dia ou conforme recomendação do nutricionista ou médico.
O Ministério da Saúde Adverte: Não existem evidências científicas comprovadas de que este alimento previna, trate ou cure doenças.
Guardar em local seco e fresco a temperatura ambiente (15 a 30°C). Mantenha a tampa sempre fechada. Não compre se o produto estiver com o lacre de segurança quebrado ou ausente.
Crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de enfermidades consultar o médico ou nutricionista antes de consumir o produto.
Informação Nutricional
Maca Peruana – Energia do Corpo | ||
Porção de 2,8g (2 cápsulas) | Quantidade por Porção | % VD (*) |
Valor energético | 12 kcal = 50 kj | 1 % |
Gorduras totais | 1,3 g | 2 % |
(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000Kcal ou 8400Kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Ingredientes Maca Peruana Energia do CorpoÓleo de Cártamo e Maca Peruana. Cápsula: Gelatina e Água. NÃO CONTÉM GLÚTEN. |
Código | 264 |
Código de barras | 7908013300533 |
Modelo | 60 Cápsulas |
Categoria | Maca Peruana |
Marca | Energia do Corpo |
Itens Inclusos | 01 Frasco de Maca Peruana |