Treino Funcional

O que é treinamento funcional?

No mundo fitness surgiu uma moda que parece estar vivendo bem mais que o comum. O treinamento funcional é uma modalidade com diversos benefícios que te ajuda a ser mais saudável, perder peso e até prevenir dores e lesões. Sua prática é uma ótima opção para quem quer sair do sedentarismo, mas simplesmente não leva jeito para ficar horas levantando peso na musculação.

Qualquer um que queira melhorar seu corpo por inteiro e ainda ter uma ótima saúde deve tentar o treinamento funcional. É um método que ajuda a definir musculaturas, melhorar a força, o sistema cardiorrespiratório e a coordenação motora. Tudo isso em uma sessão de 45 a 60 minutos.

O conceito de treinamento funcional surgiu originalmente na fisioterapia. A ideia era reabilitar pacientes usando movimentos que seriam importantes para suas atividades diárias como caminhar. Na fisioterapia a estratégia funcionou e posteriormente treinadores físicos conseguiram adaptá-la para seus alunos. Assim surgiu o treinamento funcional, uma modalidade que ajuda o indivíduo a recuperar as funções do corpo e adquirir uma melhor qualidade de vida.

Vemos na mídia o treinamento funcional como algo que atrizes usam para emagrecer e atletas para melhorar sua performance. Acredite ou não, essa modalidade não é exclusiva para quem já tem um condicionamento físico acima da média. Na verdade, qualquer um pode praticar o treino funcional. Como vimos, ele tem origem em conceitos usados na reabilitação que o tornam completamente seguro.

O treino funcional trabalha com algo que chamamos de padrões de movimento. Esses padrões incluem:

  • Puxar;
  • Empurrar;
  • Girar;
  • Lançar;
  • Agachar.

Cada um deles pode ser adaptado em milhares de exercícios para o treino funcional ou combinados. A modalidade opta por usar esses movimentos por um motivo simples: eles fazem parte do dia a dia das pessoas, mesmo de quem não pratica atividade física. Um trabalhador de escritório que treina 1 hora por dia consegue usá-los quando está em casa ou no trabalho. Assim, a vida do praticante torna-se mais segura e confortável com um corpo mais apto para o movimento.

Vamos para um exemplo mais concreto usando um dos exemplos mais clássicos do funcional: o agachamento. Esse é um movimento considerado funcional que realizamos o tempo todo. Pode ser para pegar algum objeto do chão, pegar uma carga mais pesada, amarrar os sapatos. Ao praticar agachamento na aula de funcional o aluno melhora seu movimento e consegue aplicá-lo no seu cotidiano.

Benefícios do treinamento funcional

Mencionamos o primeiro benefício, mas vamos complementar um pouco. O movimento de agachar é algo que sabemos desde o início da infância. Observe crianças brincando, elas realizam agachamentos perfeitos sem sequer pensar nisso. Mas pegue um grupo de adultos sedentários e peça para fazerem um agachamento profundo (a forma mais completa do exercício). Você perceberá que eles não conseguem chegar nem na metade do movimento.

O estilo de vida sedentário que levamos nos faz perder as características e movimentos funcionais do corpo. Conforme envelhecemos os resultados aparecem na forma de dores e patologias musculoesqueléticas. Jogue a primeira pedra quem nunca teve uma dor lombar na vida. Isso também é consequência da perda dos movimentos funcionais.

Praticar treinamento funcional ajuda a recuperar esses movimentos e a ter uma melhor qualidade de vida. Ele pode ser usado como tratamento ou prevenção para dores comuns como a dor lombar.

O praticante de treinamento funcional também consegue melhorar seu sistema cardiorrespiratório. A modalidade combina de maneira equilibrada exercícios de força e aeróbicos para obter os melhores resultados. Considerando que doenças cardiovasculares são causas de óbito bastante frequentes no Brasil, o funcional é um grande aliado da saúde.

Tem problemas com a coordenação motora? Fique tranquilo porque a prática dessa modalidade também deve te ajudar. Os exercícios do funcional costumam ser realizados com acessórios e equipamentos que fornecem instabilidade. É um desafio adicional para que o praticante melhore sua coordenação e até habilidades esportivas.

Equipamentos de treinamento funcional

Uma das características mais marcantes do treinamento funcional são seus equipamentos e acessórios. Quem pratica sabe: sem eles o funcional é diferente, quase vazio. Não que os exercícios livres sejam ruins, pelo contrário. Faça uma série rápida de burpees e você perceberá que nenhum exercício com pesos chega a esse nível de intensidade. Mas os acessórios adicionam um certo elemento lúdico à aula que a deixa mais interessante e motivadora.

Você pode conferir alguns dos principais acessórios usados no treino funcional abaixo.

Medicine ball

A medicine ball é uma bola com peso que pode ser usada como sobrecarga no exercício e possui um formato ergonômico que facilita na hora de pegar e segurar. Alguns exercícios a usam como base, criando um fator de instabilidade que dificulta o movimento.

Banda elástica, Miniband, Superband

As faixas elásticas também servem para adicionar carga ao exercício. Uma de suas grandes vantagens é o baixo impacto que causam na articulação permitindo que até idosos e pessoas com patologias as utilizem. As faixas vêm com uma variação de cores que indicam sua resistência. Quanto mais resistentes mais difíceis serão os exercícios.

Fitball

Apesar de ser geralmente relacionada ao Pilates, a Fitball também é muito presente no funcional. Os exercícios geralmente usam a bola como base instável para realizar movimentos como flexão ou prancha. Pode parecer fácil, mas adicionar uma fitball ao exercício muda muito a intensidade e desafio.

Fita de suspensão

Fitas de suspensão são equipamentos criados por um ex-militar americano para um trabalho eficiente e completo com o corpo. Elas ajudam a realizar treino de força, propriocepção, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade, tudo ao mesmo tempo. Sem contar que são exercícios bastante interessantes e divertidos de fazer.

Como começar a praticar

Se interessou? Ótimo, então busque o studio de funcional ou academia mais próxima que ofereça o serviço. Lá você terá todo o auxílio que precisa para praticar a modalidade e conseguir seus benefícios.

Para que sua prática seja mais eficiente antes de começar adquira um bom par de tênis e, se possível, comece um acompanhamento alimentar com nutricionista. Os benefícios da atividade física são maximizados com uma dieta saudável e balanceada que oferece tudo que seu corpo precisa para se manter bem. É possível também, investir em alguns suplementos alimentares para melhorar os resultados obtidos.

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