Pilates e Yoga

O que é Pilates?

Todos podem praticar Pilates, especialmente se quiserem um corpo saudável e definido. O método é bastante completo e desafiador, proporcionando aulas diferentes e que chegam a ser muito intensas. É uma ótima opção para quem está cansado da monotonia da academia tradicional. O que acha de conhecer mais a respeito?

O Pilates é um método originalmente chamado de Contrologia. Seus exercícios têm como objetivo garantir um movimento com maior qualidade e fluidez para o corpo através de:

  • Ativação e fortalecimento de musculaturas profundas do abdômen;
  • Melhora na consciência corporal e coordenação motora;
  • Promoção de mobilidade articular;
  • Melhora da postura;
  • Fortalecimento muscular.

Perceba que o Pilates existe para fazer com que o corpo do praticante torne-se a melhor versão possível de si. Seu criador, Joseph Pilates, tinha como ideal criar uma atividade física que deixasse seus praticantes mais saudáveis sem oferecer riscos. Para isso o método constrói o movimento do aluno e o ensina a se mover melhor usando seus seis princípios.

Os princípios que qualquer aula de Pilates segue são:

  • Respiração;
  • Fluidez;
  • Concentração;
  • Controle;
  • Centro de Força;
  • Precisão.

Ao observar uma aula do Método você perceberá que ela não é cheia dos exercícios quase frenéticos que vemos em sessões de funcional e Crossfit. Pelo contrário, os movimentos são controlados, aparentemente lentos e o principal: perfeitos. Apesar de parecer uma prática fácil, o Pilates consegue oferecer aulas bastante intensas capazes de melhorar o condicionamento físico, força muscular e diversas outras características do corpo.

Existem vários mitos sobre o Pilates que impedem um grande número de pessoas de buscarem a modalidade. Você perceberá nesse artigo que ele é para todos e que suas aulas não chegam nem perto de ser “só alongamento” como alguns dizem por aí.

História do Pilates

O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates, esse alemão foi um visionário à frente do seu tempo que desenvolveu o método em plena Primeira Guerra Mundial. Desde seu nascimento Joseph esteve envolvido com movimento. Seu pai era atleta profissional e sua mãe era uma naturopata. Mesmo assim, o pequeno Joseph nasceu asmático e cresceu com raquitismo e febre reumática.

As doenças da infância o incentivaram a aperfeiçoar seu corpo e melhorar sua saúde e força física. Assim, ele aprofundou seus conhecimentos em diversas áreas das ciências biológicas e praticou exercícios físicos incansavelmente. Em seu extenso currículo, Joseph conta com uma carreira de boxeador e instrutor de autodefesa da Scotland Yard. Ele até chegou a ser modelo para um livro de anatomia.

Durante a Primeira Guerra Mundial Joseph Pilates foi preso na Inglaterra por ser considerado um inimigo da pátria. Ele começou a desenvolver seu próprio método enquanto estava preso num campo de concentração. O novo método utilizava características de diversas modalidades e todos os conhecimentos anatômicos e biomecânicos de Joseph Pilates.

Só em 1929 surgiria o primeiro Studio a ensinar a contrologia, ele era localizado na cidade de Nova York e pertencia a Joseph e sua terceira esposa. A partir do surgimento da Contrologia a mesma virou febre. Até hoje diversos praticantes percebem os inúmeros benefícios que ela traz para o corpo e tornam-se seus fiéis seguidores.

Benefícios do Pilates

Os primeiros benefícios do Pilates são bastante similares aos de outras modalidades como o treinamento funcional. Ele ajuda a fortalecer musculaturas por todo o corpo, melhora a flexibilidade e mobilidade, coordenação e condicionamento físico. Mas eles não param por aí. O praticante de Pilates também apresenta uma melhora na respiração que acontece através da tonificação de musculatura respiratória durante os exercícios.

A Contrologia de Joseph Pilates também é conhecida por trabalhar corpo e mente em união. Assim, a pessoa que pratica o método também consegue melhorar sua resistência mental e muitas vezes até apresenta melhora de problemas psicológicos.

Usando o Pilates profissionais dedicados ao movimento conseguem melhorar tantas características do corpo que ele é muito usado para o tratamento de lesões e patologias. Quem sofre com dor lombar, dor no ombro e lesões no joelho, por exemplo, só tem a ganhar praticando Pilates. Isso acontece porque o método trabalha com fortalecimento global e também recupera a amplitude de movimento da articulação.

Além disso, o Pilates é uma atividade física de baixo impacto. Graças ao sistema de molas exclusivo a ele o método pode ser realizado por pessoas lesionadas e até que estão saindo do pós-operatório.

Ele é bastante usado para corrigir problemas posturais e tratar ou prevenir problemas de coluna. Considerando que no Brasil a dor lombar é um dos principais motivos de ausência no trabalho, o Pilates torna-se um grande aliado de quase toda a população. Graças ao alinhamento postural promovido pelo método seus praticantes possuem movimentos mais eficientes. Isso leva a menor sobrecarga da coluna vertebral, menos desgaste dos discos intervertebrais e menor probabilidade de desenvolver patologias. Te parece pouca coisa?

Quem pode praticar Pilates

Ao contrário de modalidades como o Crossfit, que costumam estar associadas a atletas, o Pilates é uma modalidade fitness que está mais associada a idosos e pessoas lesionadas. Ele pode sim ser utilizado como ferramenta de tratamento e está bastante presente na fisioterapia. Mas é importante saber que o Pilates não é exclusivo para essas pessoas.

Na verdade, todos podem e devem praticar o método. Isso inclui crianças, jovens, adultos, idosos, atletas e pessoas lesionadas. O Pilates já foi comprovado como um ótimo método para ajudar atletas a melhorarem seu rendimento esportivo e evitarem lesões.

Ele também serve como aliado para qualquer um que deseje ter uma vida com bons movimentos e sem dor. Ou seja, serve para todos e deve ser praticado por todos, mesmo que seja como complemento a outras modalidades. Ele pode até ser usado para emagrecimento e como método complementar para hipertrofia. É realmente completo em todos os sentidos.

Detalhe: o Pilates só é capaz de emagrecer quando combinado com uma alimentação balanceada e prática de exercícios aeróbicos. Ele ajuda na tonificação muscular e aumenta o consumo de calorias do corpo. Porém, nenhum desses efeitos é o suficiente se for usado sozinho. É preciso adotar uma dieta rica em proteínas e nutrientes e baixa em carboidratos e alimentos mais calóricos. Muitos até adotam suplementos alimentares que ajudam a manter a alimentação balanceada e chegar a seus objetivos. E aí, chegou a hora de tentar o método Pilates?

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