FITNESS

Fitness um Estilo de Vida

Quantas horas de atividades física você pratica por semana? A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que adultos de 18 a 64 anos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Isso é o mesmo que 2 horas e meia por semana para se manter minimamente saudável. Alguns treinadores até falam em praticar 1 hora por dia para melhorar os resultados do treinamento. Considerando tudo isso chegou a hora de considerar: não está no momento certo para você se tornar fitness?

A sociedade nunca esteve tão sedentária em sua história, então é compreensível que sua resposta à pergunta do início do texto seja que não pratica atividade física. Na verdade, muita gente tem a mesma resposta. O ideal seria praticar uma atividade física diária e se alimentar corretamente para ter mais saúde e bem-estar geral, o que chamamos de estilo de vida fitness.

Ser fitness não é tão desafiador quanto alguns afirmam. A atividade física é para ser um momento de relaxamento para fortalecer o corpo e a mente. Quem reclama diariamente que precisa fazer caminhadas, correr ou ir à academia só não encontrou o jeito correto de treinar. Existem diversos tipos de treinamento físico que te ajudam a ficar em forma e você pode escolher aquele que se adapta melhor a sua rotina e gostos.

Aqui você verá algumas opções de atividade física para incluir na sua vida e virar fitness de vez. Vamos lá?

Musculação

Você pode encontrar uma academia de musculação em toda esquina por aí, essa é uma das modalidades mais praticadas no Brasil. Puxar pesos por uma hora pode parecer entediante, mas tem resultados ótimos e diversos benefícios para o corpo.

Nessa modalidade o praticante realiza exercícios com uma resistência externa que são os pesos ou máquinas de musculação. A intenção é fortalecer um certo grupo muscular por vez de acordo com o exercício. Praticantes podem realizar a musculação para diversos fins, indo desde a hipertrofia até o emagrecimento, ou no tratamento de lesões.

Ao praticar a musculação você perceberá logo na primeira semana alguns benefícios como:

  • Melhora no sono;
  • Diminuição da ansiedade e estresse;
  • Diminuição de dores na coluna, ombros e joelho.

A longo prazo a prática dessa atividade física fortalece o corpo, evita a incidência de lesões e ainda melhora seu visual. O melhor de tudo: praticamente qualquer um pode praticar a musculação! Esqueça o estereótipo de uma pessoa já musculosa e saudável malhando, praticar musculação é recomendável até para idosos e lesionados.

Só não seja apressado com os resultados que procura. Eles dependem bastante do tipo de treino (existem fases de adaptação, fases para aumento de massa, queima de gordura, etc), da frequência do treinamento e da alimentação. Alguns praticantes começam a perceber mudanças no corpo em semanas, enquanto outros podem demorar meses. De qualquer maneira vale muito a pena experimentar!

Pilates Fitness

O Pilates é um método desenvolvido Joseph Pilates. Sua intenção era criar uma atividade física que pudesse ser praticada por todos e levasse a uma vida mais saudável e confortável para o corpo. Se engana muito quem acredita no velho mito de que Pilates é leve e “só alongamento”.

O Método é um verdadeiro trabalho de força que envolve exercícios multiarticulares para fortalecimento do corpo e melhora na respiração. Existem duas variações principais: o Pilates em equipamentos e Pilates solo. Na modalidade com equipamentos utiliza-se aparelhos originais também desenvolvidos por Joseph Pilates que são:

  • Reformer;
  • Chair;
  • Barrel;
  • Cadillac.

Cada um deles proporciona um tipo de trabalho diferente e dinâmico ao corpo. O Reformer e o Cadillac utilizam um complexo sistema de molas para criar resistência no exercício. Uma das principais vantagens das molas é o fato de ser uma atividade de baixo impacto, o que quer dizer que é uma modalidade intensa que se adequa a jovens, idosos e outras pessoas com condições especiais.

O Pilates é bastante conhecido por ser um ótimo tratamento para patologias musculoesqueléticas como lombalgia, escoliose e lesões no ombro. Ele também serve para quem deseja tonificar o corpo, alcançar um nível melhor de saúde e melhorar a respiração.

Além dos benefícios gerais da atividade física quem pratica Pilates também consegue desenvolver sua flexibilidade, alinhamento postural e coordenação motora. É ótimo para todo tipo de praticante, inclusive atletas que queiram melhorar sua performance no ciclo de competições. E aí, está a fim de testar essa modalidade diferenciada e extremamente benéfica para o corpo?

Natação

Nada melhor para relaxar que uma piscina geladinha, certo? Mas quem disse que nadar é só lazer? A natação é uma atividade física muito intensa que possui características diferentes de outros trabalhos aeróbicos realizados fora da água. Por ser uma atividade aquática o impacto durante a prática é reduzido, tornando-a ideal para pessoas que desejam melhorar seu condicionamento físico sem colocar em risco articulações já fragilizadas.

Para complementar ainda mais a modalidade temos diversos benefícios para o sistema muscular, respiratório e para a coordenação motora. Todos sabem que prender a respiração debaixo da água é bem diferente de quando estamos respirando diretamente no ar. A respiração usada na modalidade tonifica musculaturas do sistema respiratório e melhora a capacidade cardiorrespiratória do praticante. Você, que perde o fôlego ao subir algumas escadas, precisa testar essa modalidade para perceber a diferença!

Treinamento Funcional

O Funcional surgiu com o conceito de globalidade do corpo. Diferente da musculação, seus exercícios tentam fortalecer mais de um grupo muscular ao mesmo tempo e trabalhar o que chamamos de habilidades funcionais do corpo. A prática do treinamento funcional é caracterizada pelo uso de acessórios e equipamentos como o Bosu, a Fitball e faixas elásticas.

Ele possui uma variedade quase infinita de exercícios fazendo com que as aulas sejam extremamente variadas e lúdicas. Ao participar de uma aula de Treinamento Funcional o aluno está preparando seu corpo para suas atividades diárias e esportivas. A intenção da modalidade é trabalhar em aula para melhorar a função do corpo, por isso o nome funcional. Isso quer dizer que o treinador busca utilizar exercícios que são transferíveis para a vida cotidiana.

Um bom exemplo é o agachamento, um exercício clássico do funcional. Ele pode ser considerado uma preparação para movimentos de sentar, abaixar, levantar e diversos outros. Todos os exercícios da modalidade tem um propósito definido de tentar melhorar a independência funcional do indivíduo.

Essa é mais uma das modalidades que pode ser praticada por todos, mesmo que geralmente tenhamos a impressão que só atletas e pessoas com bom condicionamento físico a pratiquem. Certamente se você começar a praticar ganhará físico e condicionamento de atleta.

Alimentação para uma boa vida fitness

Ser fitness vai além da prática de atividades físicas para melhorar a saúde e o corpo. Esse é um estilo de vida que inclui alimentação e hábitos saudáveis. Quer começar a adotá-lo? Então também pense melhor naquilo que ingere, dando preferência para alimentos não industrializados, com baixo teor calórico e de açúcares refinados. Também capriche na ingestão de água para manter-se sempre hidratado e pronto para as atividades físicas.

Quem já pratica alguma das modalidades aqui citadas há algum tempo e deseja melhorar o desempenho deve procurar um nutricionista para descobrir qual é a dieta adequada. Também é possível complementar a alimentação com suplementos que ajudam a ingerir todas os nutrientes necessárias para ter um corpo saudável. Você perceberá que aliando a alimentação balanceada, suplementação e atividades físicas a qualidade de vida muda muito e para melhor. 

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